Menu fechado

Notícias

Presidente do Inea apresenta as perspectivas e os desafios ambientais para o estado do Rio

O Conselho Empresarial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Associação Comercial do Rio de Janeiro recebeu nesta quinta-feira, 8 de agosto, o Presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Claudio Dutra, que apresentou dados sobre a gestão, além de falar sobre as perspectivas para o futuro da instituição.

A Presidente do Conselho, Isaura Maria Ferreira Frega, agradeceu a presença do Presidente do Inea, e reconheceu a dificuldade do trabalho realizado no órgão. “É uma demanda atrás da outra, além de dificuldades para lidar com os empresários. A nossa ideia aqui é usar o conselho para fazer a ponte com o governo e ver a melhor forma de contribuirmos para a gestão de meio ambiente”, afirmou.

A Secretaria deve emitir 6.300 licenças ambientais em 2019, o que representa um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Também está sendo desenvolvido o Serviço de Inteligência e Informação Ambiental (Siia), que busca identificar de forma inteligente infrações ambientais. Está previsto ainda investimento no planejamento e execução dos programas de monitoramento da qualidade ambiental do estado, para promover a operação eficiente e manutenção eficaz das redes de monitoramento.

O Presidente do Inea apresentou alguns programas de proteção e educação ambiental que vêm sendo implementados e desenvolvidos, resultados e números da fiscalização, além de boletins de alerta de cheias, análises de balneabilidade e o aplicativo Partiu Praia, que informa as condições de banho das praias do estado. Detalhou ainda que o projeto de despoluição da Baía de Guanabara resultou na retirada de 1.646 toneladas de lixo só em 2019.

“Costumo dizer que não sou funcionário público. Sou servidor público. Minha sala está aberta a qualquer funcionário, qualquer empreendedor ou empresa. Essa troca de ideias, de informações e experiência é importante para que a gente possa tomar decisões e ser coerentes e corretos com todo mundo”, afirmou Claudio Dutra.