Menu fechado

Notícias

Seminário de Cultura e Turismo China-Brasil 2019

No dia 25 de junho, a ACRJ abrigou o Seminário de Cultura e Turismo China-Brasil 2019, evento promovido pelo Governo Municipal de Beijing, pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e pelo Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, com apoio da Associação Comercial do Rio de Janeiro, por iniciativa do Grande Benemérito Marco Polo Moreira Leite. Discursaram na abertura do evento Humberto Mota Filho, Presidente do Conselho Empresarial do Governança e Compliance da ACRJ, que representou a Presidente Angela Costa como anfitrião, Marco Casimiro, Assessor Chefe de Relações Internacionais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Paulo Vitor de Souza, Subsecretário da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Yang Shuo, Diretor Geral de Departamento Municipal de Rádio e Televisão de Beijing, Guan Yu, Diretor Geral Adjunto de Departamento Municipal de Cultura e Tourismo de Beijing, Guo Xiaoming, Diretor de State-owned Cultural Assets Supervision and Administration Office of the People’s Government of Beijing Municipality e Li Yang, Cônsul Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro. 

Em seu discurso, o Cônsul Li Yang falou sobre a importância da aproximação entre China e Brasil como países em desenvolvimento de destaque no cenário mundial: “O diálogo igualitário e o intercâmbio aprofundado entre Pequim e o Rio sobre cultura e turismo são de grande importância. As duas cidades podem aprender umas com as outras em atividades de intercâmbio cultural e promover a cooperação pragmática entre os dois países em vários campos. A cooperação bilateral é propícia para benefício mútuo. Enviar sinais claros à comunidade internacional por meio de ações práticas, salvaguardar a ordem internacional, defender justiça e promover a prosperidade comum são igualmente importantes para a China e o Brasil”. 

Empresas chinesas e brasileiras de Cultura e Turismo fizeram apresentações no evento sobre as oportunidades geradas pelo intercâmbio entre os dois países: Rafael Lazarini, CEO de Rio2C, Lian Jie CEO de Perfect Pictures and Media, Wang Xiaohui, CCO de iQIYI, Guo Jingyu, Presidente de G.H.Y Culture & Media, Chu Xiaochen Vice-Presidente de Mahua FunAge Pictures, Yan Xiaodong, Diretor de Beijing Cultural Investment Development Group, Chen Gang, Vice-Presidente de Beijing International Cultural Investment Holdings, Márcio Ferreira, Assessor de Imprensa do Prefeito de Mangaratiba e Evandro Carvalho, Professor da FGV Direito Rio, além de Zhao Jiangshan e Carlos Prazer, Responsáveis pela Maré Orquestra, e Sun Teying, Presidente de China Brasil Turismo. 

Ao final do evento foi assinado o Acordo China-Brasil, Beijing Performance & Arts Group Co., Ltd. e Cultural Bridges Communications Ltda.