Menu fechado

Notícias

ACRJ apoia campanha “Rodando com Tampinhas”

Tampinhas de plástico revertidas em cadeiras de rodas para quem precisa. Essa é a proposta do projeto Rodando com Tampinhas, que teve início no dia 1º de janeiro deste ano. A iniciativa surgiu da ideia da doutoranda Márcia Dabul e do Padre Omar, responsável pela Paróquia São José da Lagoa, na Zona Sul. Os dois são coordenadores do projeto que busca transformar o dinheiro da venda das tampinhas em cadeiras de rodas, doadas para quem está na fila da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) do Rio de Janeiro. De acordo com Márcia, o projeto vem crescendo de forma surpreendente. “Nas primeiras 11 semanas do projeto conseguimos tampinhas para apenas uma cadeira. Agora já alcançamos a média de uma cadeira por semana. E na última semana já conseguimos comprar duas”, afirmou.

As tampinhas são recolhidas em postos de coleta espalhados pela cidade e levadas por voluntários para a paróquia. Outro grupo de voluntários faz a separação das tampinhas, tomando o cuidado de retirar quaisquer materiais que possam comprometer o valor do lote, porque só podem ser enviadas tampinhas plásticas e limpas. O material é vendido para uma empresa de reciclagem a cada 800kg. O dinheiro arrecadado com a venda não passa pelo projeto Rodando com Tampinhas, sendo enviado diretamente para a fabricante das cadeiras de rodas que atende à ABBR.

Entre janeiro e o maio de 2019, foram arrecadadas 3,6 toneladas de tampinhas, que proporcionaram a compra de nove cadeiras de rodas. Porém, com a mobilização em torno da campanha, muitas pessoas decidiram também fazer doações de cadeiras de rodas diretamente à ABBR, o que resultou em um total de 31 cadeiras doadas até a penúltima semana de maio. 

Márcia Dabul explicou que todos os documentos relacionados às vendas das tampinhas são divulgados no Instagram do projeto (@rodandocomtampinhas). “Nosso Instagram é o meio de divulgação e de prestação de contas”, afirmou Márcia, demonstrando preocupação com a transparência da ação. Na página de Instagram do Rodando com Tampinhas é possível se informar sobre os postos públicos de coleta. A ACRJ apoia o projeto e lançou uma campanha interna para recolhimento de tampinhas no prédio da sede. “Vamos começar como estão fazendo as grandes empresas, mobilizando as pessoas que trabalham e frequentam o prédio para aprendermos a dinâmica da campanha. Com a continuidade do projeto, pretendemos nos tornar um ponto de coleta pública do material”, afirmou Angela Costa, Presidente da ACRJ. “Nosso objetivo é ajudar a campanha a zerar o mais rápido possível a pendência de cerca de 450 pessoas na fila de espera por cadeiras de rodas na ABBR”.