Menu fechado

Notícias

Candidatura Angela Costa – Humberto Mota para Biênio 2019/21 é lançada em Reunião do Conselho Superior

O Conselho Superior da Associação Comercial do Rio de Janeiro se reuniu na manhã da última sexta-feira, dia 12 de abril, no Auditório Ruy Barreto, na Casa de Mauá. A pauta do encontro incluiu temas relevantes para o Brasil e para a ACRJ, contando com apresentações dos Grandes Beneméritos Antenor Barros Leal e Marco Polo Moreira Leite, além da apresentação da Presidente Angela Costa sobre os resultados da gestão da Casa em 2018.

O Presidente do Conselho Superior, Grande Benemérito Humberto Mota abriu a reunião, lembrando emocionado dos falecimentos recentes dos Beneméritos Mauro José Miranda Gandra, no dia 24 de dezembro de 2018, e José Maria Teixeira da Cunha Sobrinho, no dia 28 de março, dedicando também uma mensagem especial sobre a funcionária Jurema Aguiar Cattete Reis, conhecida como Dona Jurema, falecida no dia 19 de março, que trabalhou por 73 anos na Casa.

O Grande Benemérito Antenor Barros Leal palestrou sobre o Bicentenário da Independência do Brasil, data festiva a ser comemorada em 2022. Barros Leal falou sobre a importância da data e convidou a Casa a buscar a liderança no projeto das comemorações. Na sequência, o Grande Benemérito Marco Polo Moreira Leite palestrou sobre as perspectivas das relações entre Brasil e China.

A seguir, a Presidente Angela Costa apresentou o Relatório de Atividades 2018, iniciando com dados sobre a significativa presença positiva da Associação na mídia, que resgatou a voz da entidade junto aos formadores de opinião, destacando também os importantes eventos sediados na Casa de Mauá e o trabalho dos Conselhos Empresariais. “Nosso protagonismo foi resgatado não só como voz do empresário fluminense, mas como representação de peso nacional”, afirmou a Presidente. Angela também confirmou a balança positiva do desempenho da ACRJ no período, com o total saneamento financeiro da Casa, encerrando com a apresentação da Certidão de Regularidade Fiscal, documento que comprova a eficiência da atual administração que recuperou a possibilidade da Casa de participar em editais de patrocínio e convênios. Sob aplausos da plateia composta de Grandes Beneméritos, Beneméritos e Conselheiros da ACRJ, Angela Costa agradeceu à sua Diretoria Administrativa pelo excelente trabalho realizado e ao Conselho Superior pela intensa participação nas realizações dos últimos dois anos. 

O Benemérito Benjamin Nazario Fernandes pediu a palavra e fez um pronunciamento sobre os avanços conquistados pela ACRJ nos últimos dois anos, destacando a parceria entre as Presidências dos Conselhos Diretor e Superior, que permitiu a Casa de Mauá superar um quadro de grandes desafios. Para o Benemérito Benjamin Nazario, Angela aglutinou as lideranças da Casa, formando uma diretoria que vem trabalhando intensa e harmonicamente, cujos resultados foram mostrados na exposição feita pela Presidente Angela Costa com ênfase no saneamento financeiro e na reconquista da do protagonismo da ACRJ nos cenários político-econômico do Estado e do País. Benjamin acentuou que o Presidente Humberto Mota e a diretoria do Conselho Superior, formada pelo VP Marco Polo Moreira Leite e Diretor Secretário, Juarez Machado Garcia, participaram ativamente desse vitorioso trabalho, razão pela qual ele sugeria que fosse registrada uma chapa para a reeleição dos quadros diretivos da ACRJ.

A proposta foi endossada pelo Grande Benemérito Antenor de Barros Leal, e aplaudida por todos os presentes. Também se manifestaram apoiando a proposta os Beneméritos Áureo Salles e Hélio Paulo Ferraz. Benjamim Nasário acrescentou que cerca de 50 Beneméritos já tinham assinado o pedido do registro das chapas, o que deverá ocorrer nos próximos dias. As eleições serão realizadas nos dias 7 de Maio,para a Presidência da Casa e Mesa Diretora do Conselho Superior. No dia 8 será realizada a eleição para o Conselho Diretor.

A Presidente Angela Costa, em seu nome e em nome do Presidente do Conselho Superior, Humberto Mota, agradeceu a renovação da confiança dos Membros do Conselho Superior, ressaltando que continuariam trabalhando intensamente, no Biênio 2019/21, para retribuir o apoio do Conselho Superior e dos associados da mais antiga e tradicional entidade de representação empresarial do País, que no próximo dia 15 de Julho estará completando 210 anos de permanente atividades em prol do Brasil.  

Ao final do evento, os presentes foram convidados a compartilhar um bolo para comemorar os aniversários do mês: Eduardo Ferreira Rebuzzi, Presidente do Conselho Empresarial de Logística e Transporte, e os Grandes Beneméritos Juarez Machado Garcia e Marco Polo Moreira Leite. A festa acabou por comemorar também o lançamento da chapa Angela Costa – Humberto Mota para o biênio 2019/2021, apoiada com entusiasmo por todos os presentes ao evento.