Menu fechado

Notícias

ACRJ RECEBE PROFESSOR DA PUC RIO PARA PALESTRA SOBRE LIDERANÇA CORPORATIVA

Na manhã desta sexta-feira, dia 19, o Conselho Empresarial de Governança e Compliance da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) lançou a segunda edição da Revista de Governança e Compliance da ACRJ, que conta com a colaboração de diversos especialistas e profissionais dedicados a fomentar a cultura da integridade e a produzir propostas para a melhoria do ambiente de negócios brasileiro. Nas palavras de Humberto Mota Filho, Presidente do Conselho e idealizador dessa publicação: “o fio condutor comum do debate da nossa Revista é o desenvolvimento da cultura da integridade em nossas empresas e em nossos governos”.  Dentre os convidados que prestigiaram o lançamento da Revista destacam-se o Presidente do Instituto Compliance Rio , Leandro Coutinho e Camila Gullo, Diretora do Compliance PME.

Após o lançamento, o Conselho Empresarial de Governança e Compliance) recebeu o consultor, professor e conselheiro da PUC Rio, Francisco Gomes de Matos, que falou para uma sala lotada sobre o tema “Cultura da Liderança e Governança Corporativa”. O docente, que fez parte do extinto Conselho de Ética e Responsabilidade Social da ACRJ, lembrou a importância de líderes dentro das empresas, questionou o excesso de reuniões e afirmou que é preciso focar o feixe de luz no que chamou de “buracos negros”, problemas das organizações que nem sempre são perceptíveis. “Um sistema cultural fechado é como água parada: apodrece”, pontuou. O evento também marcou o lançamento da 2ª edição da Revista de Governança e Compliance ACRJ com artigos de Conselheiros e especialistas convidados.

Para Francisco, os avanços tecnológicos dos dias atuais como smartphones e tablets são benéficos, mas há um excesso de informação, o que leva as pessoas a não adquirirem de fato conhecimento. “De que maneira aprofundamos a nossa cultura corporativa? Os progressos são necessários, mas não podem bloquear o pensamento do indivíduo”, apontou. O professor ainda afirmou não existir um pensamento integrado nas organizações. “Falta unidade conceitual, princípios, valores. Falta visão e planejamento estratégico”, criticou. Já sobre liderança, Matos apresentou conceitos, explicando que os líderes são formadores de cultura e que, por ter esse papel, se exige o máximo de integridade. “Cada um de nós influencia e é influenciado. Ocompliance e a liderança são uma unidade. Uma coisa só”, avaliou.

O evento ainda contou com a presença dos convidados Arthur Dorigo, da BRA Certificadora, e Mário Cesar de Araújo, Presidente do Conselho Empresarial de Inovação, Comunicação e Tecnologia da ACRJ, que representaram, respectivamente, as Comissões Avaliadoras da Consulta Pública de Melhores Práticas de Compliance e do Prêmio de Melhor Software de Compliance, iniciativas do Conselho Empresarial de Governança e Compliance da ACRJ, na solenidade de recebimento das inscrições das empresas participantes dessas iniciativas, que tem como objetivo  reconhecer e ampliar o conhecimento da sociedade e do mercado sobre boas práticas corporativas. Essas Comissões divulgarão os resultados da avaliação das melhores práticas e softwares de compliance no próximo dia 27/11, quando da realização do Seminário Internacional de Governança e Compliance na Casa de Mauá.