Menu fechado

Notícias

ACRJ participa de evento na AmCham Rio para discutir a importância da vacinação no país

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) participou nesta quinta-feira, 30 de agosto, do evento “Vacinas, um olhar atual” promovido pela AmCham Rio e que contou com a presença de profissionais da área da saúde para esclarecer dúvidas e dar um panorama geral da situação brasileira. Participaram do evento Gilberto Ururahy, presidente do Conselho de Medicina e Saúde da ACRJ; Bárbara Furtado, gerente médica de vacinas da GSK; e Celso Ramos, professor associado da UFRJ e membro da Academia Nacional de Medicina.

Desde 2016, o Brasil vem sofrendo com a queda expressiva nas coberturas vacinais. De lá para cá, quatro doenças, que já haviam sido erradicadas, voltaram a preocupar autoridades sanitárias, profissionais de saúde e a população. Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro, por exemplo, são alguns dos estados que já confirmaram casos de sarampo este ano.

Bárbara Furtado levantou, ainda, questões importantes como a falta de controle da imunização de adultos, já que muitos não guardam as carteiras de vacinação, a falta de apoio dos próprios profissionais de saúde, que deveriam incentivar as campanhas, e a questão do mito da ligação entre vacinas e autismo, decorrente de pesquisa feita na Inglaterra.  “Com exceção da água potável, a vacina foi a ação do ser humano que mais diminuiu a taxa de mortalidade da população. Isso  não pode ser esquecido”, avaliou a executiva da GSK.

Participaram do evento ainda os conselheiros Olympio Faissol, Henrique Pasqualette, Paulo Romano e Fabio Maia. 

Textual Comunicação
Assessoria de Imprensa da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ)
http://www.textual.com.br