Menu fechado

Notícias

Conselho Empresarial de Governança e Compliance completa 1º ano de existência com palestras de Ricardo Lemos e Geraldo Monteiro

O Conselho Empresarial de Governança e Compliance da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) completou, neste mês de agosto, seu primeiro ano de existência celebrado na reunião da última sexta-feira, dia 3, lotada de membros e convidados. Na ocasião, o sócio-diretor de Governança Risco e Compliance na Parker Randall, Ricardo Lemos, fez palestra com tema “Compliance à luz da Governança”, onde apresentou o trabalho à frente do Instituto Brasileiro de Governança e Compliance, que tem por objetivo esclarecer aspectos relevantes para a existência de sistema que preserve e gere valor no longo prazo.

O executivo ainda esclareceu que as práticas de compliance podem ser aplicadas a qualquer tipo de entidade ou organização. “A ética tem que estar no nosso DNA como gestores, porque somente assim o cumprimento da norma, lei ou regulamento é apenas uma consequência”, avaliou.

Já Geraldo Tadeu Moreira Monteiro, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e diretor do Centro de Estudos e Pesquisas sobre a Democracia (CEBRAD), falou sobre “Governança Democrática”, abordando conceitos e avanços nessa área. De acordo com o estudioso, a necessidade de aprimorar as práticas de governança é um fato inquestionável e a governança democrática procura conciliar as conquistas do liberalismo com as exigências do republicanismo. “Temos um problema no Brasil, que é a democratização do acesso aos meios de comunicação.

Há veículos com pontos de vista que só chamam especialistas que defendem esse mesmo posicionamento. Não temos uma regulamentação de audiovisual realmente democrática como existe na França, Alemanha e outros países, por exemplo”, esclarece. “Por outro lado, as pessoas estão se fazendo ouvir. Com a popularização da internet, 110 milhões de pessoas acessam diferentes redes sociais. O Brasil é o segundo país no mundo com maior número de usuários no Facebook. São 58 milhões de contas”, explica Monteiro.

Participaram da reunião ainda Luciano Bandeira, presidente da Comissão de Prerrogativa da Seccional Fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alfredo Hilário, conselheiro da OAB-RJ, e o presidente em exercício da ACRJ, Benjamim Nasário Fernandes Filho.

Textual Comunicação
Assessoria de Imprensa da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ)
http://www.textual.com.br