A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 18, ministro de Minas e Energia Wellington Moreira Franco para uma palestra sobre a modernização do setor elétrico no Brasil. O ministro comentou assuntos como o preço do combustível, concessões e privatizações e leilões e prazos. “Está subindo demais”, afirmou o ministro sobre o preço da gasolina, que deu como possibilidade reduzir impostos como PIS, Cofins e ICMS sobre os derivados. “A Petrobras pratica uma política de preços que me parece correta, mas ela tem que entender que a composição desses preços tem outros fatores. Temos que, juntos, entrar na discussão desses outros fatores”, apontou.
Uma das críticas ao longo do evento foi sobre o valor das tarifas de energia, uma das mais caras do mundo. “Somos a quinta energia mais cara. É preocupante, ninguém sabe como é a composição, é fundamental que isso seja esclarecido”, explica. O ministro ainda lembrou que foi ele quem sugeriu ao presidente Michel Temer a prorrogação do Programa Luz para Todos fosse feita por decreto, o que agilizaria o processo.
Moreira Franco ainda comentou que está nas mãos da Câmara dos Deputados a privatização da Eletrobras. “Nossos desafios no setor elétrico são a modernização regulatória, a busca de tarifa justa e os leilões de geração e transmissão. São desafios para este ano”, afirma.
Leilões
O ex-governador do Rio de Janeiro ainda lembrou que a quarta rodada do leilão de áreas no regime de partilha acontecerá no dia 7 de julho, cuja arrecadação com o pagamento de bônus será de R$ 3,2 bilhões. A quinta rodada acontece no dia 28 de setembro.
Estiveram presentes também o presidente do Conselho de Energia da ACRJ, Bruno Armbrust, que é também presidente da Gás Natural Fenosa no Brasil e o deputado federal Julio Lopes.
Textual Comunicação
Assessoria de Imprensa da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ)
http://www.textual.com.br