Menu fechado

Notícias

Rodrigo Maia comenta Reforma da Previdência, Eduardo Paes e prisão em segunda instância na ACRJ

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) recebeu na manhã desta segunda-feira, 9 de abril, o presidente da Câmara dos Deputados. Em palestra, Rodrigo Maia falou sobre perspectivas para o futuro, de forma objetiva, passando por temas considerados, por ele, essenciais, como as reformas tributária e a previdenciária. “O Estado, hoje, mais inviabiliza do que ajuda o futuro do Brasil. Vamos precisar de novas leis, novos marcos na constituição e, também, de uma discussão no Supremo de temas como estabilidade no emprego para criar um quadro onde o Estado tenha um custo menor, com mais recursos para políticas públicas de inclusão como educação, saúde, segurança, programas sociais… Tudo isso só vai ser possível prometer e cumprir quando tivermos a capacidade de reduzir o tamanho do Estado brasileiro”, apontou o pré-candidato à presidência da República pelo Democratas (DEM).

De acordo com Maia, o sistema previdenciário do Brasil é o maior programa de transferência de renda do mundo, maior que o Bolsa Família. A solução para essa equação seria que os servidores trabalhassem mais alguns anos para que houvesse uma redução no déficit e, no futuro, fosse pensada a possibilidade de construção de um novo marco para a previdência. “É um debate que vai ser construído ao longo do processo eleitoral. Não podemos continuar com essa distorção, onde quem ganha salário mínimo tem direitos distintos daqueles que ganham no teto do serviço público”, opinou. “Não podemos esquecer que o crescimento da taxa da população acima de 65 anos será enorme nos próximos 15 anos. Estamos trabalhando com a questão da idade mínima e do equilíbrio do sistema público e do sistema privado. Isso precisa ser igual para todos, é uma demanda da sociedade”, completou.

O presidente da Câmara ainda comentou a volta de Eduardo Paes ao DEM. “A gente conseguiu construir um ambiente político muito forte no DEM e nas relações com aliados aqui no Rio de Janeiro. O ex-prefeito César Maia disse que não iria disputar as eleições e foi o primeiro a pensar no nome do Eduardo Paes. Acredito que nesse momento precisamos construir o melhor projeto para o Rio. Vamos precisar de um gestor com experiência”, explicou Maia sobre a possibilidade de o ex-prefeito do Rio disputar o governo do Estado.

Maia falou, ainda, sobre a prisão em segunda instância no legislativo, repercussão que tomou mais força com a prisão do ex-presidente Lula, no último sábado. “É uma emenda constitucional, não se pode votar urgência hoje e votar no plenário amanhã. É um processo que tem que passar na Comissão de Constituição e Justiça, instalada na semana passada. Nós vamos começar esse debate e eu acredito que o local para resolver esses conflitos, já que há uma posição muito dividida no próprio Supremo, é na Câmara dos Deputados e, depois, no Senado”, finalizou. Maia disse ser a favor que se faça a mudança.

Textual Comunicação
Assessoria de Imprensa da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ)
http://www.textual.com.br