Menu fechado

Notícias

Ex-ministro ressalta importância das eleições no cenário econômico

O ex-ministro da Economia, Fazenda e Planejamento e presidente do Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da ACRJ, Marcílio Marques Moreira, exaltou o momento econômico brasileiro e afirmou que as eleições 2018 serão ponto crucial para os próximos anos. “Nós entramos em um ciclo econômico positivo depois de um bom tempo de recessão. As eleições deste ano vão determinar se teremos uma continuidade. Está em nossas mãos”, afirma Marques Moreira. 

Segundo ele, o ainda conturbado cenário político não tem afetado na economia de forma decisiva. O ex-ministro disse, durante a reunião realizada hoje (22), que alguns setores como o da construção não demonstraram crescimento ainda, mas o cenário para uma melhora é provável. 

Marcílio ressaltou as projeções de crescimento feitas economistas e entidades que fica entre 3% a 4%. De acordo com Marques Moreira, um dos motivos é o crescimento da economia mundial. Dados do Banco Central e do Fundo Monetário Internacional (FMI) indicam que, dentre os 140 países estudados, os únicos que vão registrar recessão são Venezuela e Guinea Equatorial. “Isso é importante para o Brasil, porque, como já demonstrado em 2017, as nossas exportações e importações cresceram. Além disso, tivemos o aumento de capital estrangeiro investido. Esse clima internacional é muito relevante, pois nos afeta diretamente”, ressalta o presidente do CE de Políticas Econômicas. 

Lucas Farizel