Menu fechado

Notícias

Dedicação e disciplina ajudam a alcançar o topo do pódio

Com humor e carisma, Bernardinho, ex-técnico da seleção brasileira de vôlei, esteve nesta segunda-feira, dia 28, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). O convite foi feito por Angela Costa, presidente da Entidade e contou com a presença de Lars Grael, presidente do Conselho Empresarial de Esportes, reunindo público de 400 pessoas no local. “O Bernardo é um campeão da vida, um brasileiro bem sucedido. E mostrou como foi capaz de motivar equipes e sair de situações, muitas vezes, complicadas, conseguindo levar seu time ao topo do pódio. Uma mensagem, no entanto, ele reforçou bastante: treinamento e persistência são fundamentais. Não basta nascer com talento ou aptidão para desenvolver uma atividade” resumiu Lars, também um esportista de sucesso, mas na Vela.

Durante mais de uma hora, Bernardinho falou sobre alguns dos desafios já vividos durante a sua trajetória como treinador de vôlei, propósito, metas, perseverança, estratégia, liderança e engajamento das equipes, aí fazendo uma analogia à vida empresarial, lembrando a importância de cada um no “time” e reforçando que na equipe dele não tem espaço para egos inflados. “Uma equipe/empresa só é forte quando comungam do mesmo propósito”, reiterou Bernardinho. Ao final, respondeu a perguntas e, ao ser questionado sobre a possibilidade de início na vida pública, disse que nunca havia sido perguntado diretamente sobre o tema. “Ainda não há nada definido. Mas, com certeza, a opinião da minha família será considerada. Tenho conversado com as pessoas. É preciso o envolvimento de todos para rompermos isso, não há mágica, um herói da pátria”, disse.

A iniciativa da ACRJ, ao convidar profissionais gabaritados para falar ao público e fomentar debates de diversos temas, é uma maneira de se aproximar dos empresários e líderes, fortalecendo a representação empresarial no Estado e aumentando o networking entre as companhias. Já passaram por lá nomes como: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o senador responsável pela relatoria da Reforma Trabalhista, Ricardo Ferraço e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento e Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro. Até o final do ano, estão previstas outras palestras. Com 208 anos, a Casa do Barão de Mauá, como também é chamada a ACRJ, além de ser a mais antiga instituição do gênero, é a única a acolher todos os setores da economia e da sociedade civil, que juntos poderão superar o desafio imposto pela crise atual.