Notícias

Egito continua crescendo mesmo com a pandemia

A informação foi dada pelo embaixador do Brasil no Egito, Antonio de Aguiar Patriota, que participou de reunião virtual, dia 23/08 a convite do presidente do Conselho Empresarial de Política e Comércio Exterior da ACRJ, Eduardo Lessa Bastos. Segundo ele, mesmo com a pandemia o país cresceu cerca de 2%.

“A taxa de crescimento do Egito foi de 5% ao ano nos últimos cinco anos. O país é um dos raros exemplos e único do Oriente Médio de economia que continua crescendo a taxas positivas. Em 2020 cresceu 2%e a expectativa para o ano que vem é que volte aos 5%”, comentou o embaixador. Contribuem para esse desenvolvimento, o turismo, o Canal de Suez e a exportação de petróleo, entre outros fatores.

Em relação a pandemia, Antonio Patriota informou que o Egito segue a tendência do padrão internacional, mas com menos gravidade. O sistema hospitalar não está sobrecarregado e o protocolo para quem chega no país é rígido, com a realização de PCR logo após o desembarque e isolamento, caso o resultado seja positivo para Covid-19.

Ao longo da palestra “A Geopolítica do Egito”, realizada diretamente do Cairo, o embaixador afirmou que há algumas preocupações do país, como a questão do conflito na Etiópia. Ele comentou ainda que o país está atento ao Afeganistão, mas que até o momento não se posicionou oficialmente sobre o que vem ocorrendo naquele país.

Em termos de relações comerciais, Antonio Patriota destacou o livre comércio com a União Européia, o Mercosul e com a Turquia, que é um grande investidor do Egito.