Notícias
Mario Spinelli, Ruy Barreto Filho e Humberto Mota Filho na abertura do evento

Representantes dos Setores Público e Empresarial debatem o Compliance e a Agenda ESG

A Associação Comercial do Rio de Janeiro sediou, dia 21 de novembro a edição Regional Rio 2023 do seminário Compliance Across Regional – CAR RJ, que contou com a coordenação do Conselho Empresarial de Governança, Compliance e Diversidade da ACRJ. A abertura do evento contou com a presença do presidente do Conselho Superior da ACRJ, Ruy Barreto Filho; do presidente do Conselho Empresarial de Governança, Compliance e Diversidade da ACRJ, Humberto Mota Filho; do diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, Mario Spinelli; e do presidente do Comitê Organizador da Expo Compliance e Congressos Across Regionais, Giovani Agostini Saavedra.

Humberto Filho destacou a importância do evento para a discussão da Agenda ESG para as empresas e o setor público. “Compliance e governança nada mais são do que a tomada de decisões melhores para tornar as empresas melhores. É um exercício de cooperação entre as empresas e os governos por mais ética”, disse. Ele lembrou que a Agenda 2030 da ONU é uma agenda positiva que envolve muitos desafios para as empresas, mas deve ser vista como uma oportunidade. “Todas as questões envolvidas têm muitos desafios a serem superados, mas eles devem servir para gerar novos empregos, empresas e negócios. E o Compliance vai nos ajudar a fazer isso de uma forma melhor. E essa agenda muito positiva que vai ajudar o Rio de Janeiro”, garantiu.

Mario Spinelli apresentou a área de Governança da estatal mostrando as mudanças que já foram implementadas e outras que estão por vir na Companhia. Como a criação de uma Gerência Geral de informações estratégicas e monitoramento do Sistema de Integridade. Entre seus objetivos, segundo ele, esta área vai usar a tecnologia para agilizar a identificação de irregularidades e aprimorar o Sistema de Integridade da Petrobras para que a empresa possa alcançar os objetivos previstos em seu Plano Estratégico.

O evento foi organizado pela ACRJ em parceria com a Escola Superior de Ética Corporativa Negócios e Inovação – Eseni com a realização de seis painéis. O primeiro deles tratou da Governança Corporativa: Agenda Positiva, com a presença de Maria Isabel Bocater, sócia do Bocater Camargo, Costa e Silva Advogados; Gustavo Borba; sócio do Tavares Borba Advogados; e Marcelo Godke, sócio do Godke Advogados. A mediação foi de Luciano Porto, vice-presidente do Conselho de Governança, Compliance e Diversidade da ACRJ.

ESG e Compliance foi o tema do segundo painel, que contou com a presença de Ane Isabelle Parzianello, da Via Brasil BR 163; Cristiano Borges Castilhos, diretor Jurídico da Álya Construtora S.A; Yaniv Chor, diretor de Serviços Gerenciados e Educação da Protiviti e mediação de Humberto Mota Filho, presidente do Conselho Empresarial de Governança, Compliance e Diversidade da ACRJ.

O painel três discutiu o Compliance nos Esportes com a participação de Marco La Porta, vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil; Fabiana Bentes, presidente da Sou do Esporte e do Conselho Empresarial de Esporte, Lazer e Desenvolvimento Social da ACRJ; e André Siqueira, diretor Instituto Jogo Limpo. Hugo Mosca, vice-presidente do Conselho Empresarial de Esporte, Lazer e Desenvolvimento Social da ACRJ e diretor da Confederação Brasileira de Vela, foi o mediador do debate.

Em seguida o painel Compliance Anticorrupção Eficiente contou com os seguintes palestrantes: Felipe Cabral, Advogado e conselheiro da ACRJ; e Victor Aguiar, Procurador da PGE/RJ, e Vanessa Reis, diretora IIEDE, como mediadora. O Painel 5 debateu o Compliance na Era da Inteligência Artificial com a presença de Theonácio Lima Júnior, presidente da TAVTEC Tecnologia; Márcio Luz, Head Comercial do Ouvidor Digital; e Marcelo Erthal, CEO  da Clickcompliance; Filipe Medon, professor FGV Direito Rio; Walter Aranha Capanema, Advogado e diretor de Inovação e Ensino da Smart3. A mediação foi de Alberto Blois, presidente do Rio Info.

Encerrando o evento, o debate sobre Compliance e Diversidade nas Empresas contou com a presença de Fabiana Muniz, gestora do Projeto Corporativa Diversidade do BNDES; Márcia Silveira, head da L`Oréal Brasil; Cristiana Salles, diretora da Jeito Certo Consultoria; Fabiana Lima Strozzi, diretora de Desenvolvimento Organizacional, Cultura e Diversidade da Aegea; e Januária Lopes, gerente de Compliance Riscos e Auditoria da Unimed-Rio. Fabiana Schneider, Advogada do BNDES, mediou o debate.