Notícias

Seminário sobre inclusão social através da música dá início aos eventos do Conselho de Cultura

O Conselho Empresarial de Cultura da ACRJ promove, dia 26 de outubro, das 14h às 18h, o Seminário “A inclusão social através da música”. Para este evento inaugural do Conselho foram convidados Alan Maia, da Agência do Bem; Simone Ferreira, da Escola de Música da Rocinha; Gregório Tavares, da Violões do Forte; Nayara Alves, da Vidigal Social; Lenora Mendes, da Orquestra da Grota; e Yvonne Bezerra de Mello, membro do Conselho, representando a Camerata Uerê-Maré.

O seminário é a primeira iniciativa do Comitê de Música, criado no âmbito do Conselho de Cultura, e faz parte da programação de atividades do Conselho. Segundo o presidente do Conselho, Sérgio da Costa e Silva, a ideia do seminário foi inspirada no trabalho desenvolvido por projetos de inclusão social através da música com orquestras que se apresentam regularmente no Música no Museu. “Pela sua importância e o foco de uma alternativa profissional aos jovens das Comunidades, utilizando a música como seu instrumento, vamos procurar difundir este meritório trabalho e integrá-lo a uma política cultural específica”, explicou.

 A vice-presidente do Conselho e coordenadora do Comitê, Maria Luiza Nobre de Almeida, destacou que a música tem papel importante na inclusão social e atua na transformação da vida de milhares de adolescentes e jovens no Brasil. “Com as oportunidades desiguais que encontramos em nossas periferias, a arte e a cultura muitas vezes se tornam a única opção de saída de uma realidade não desejável, que habita nosso país”, lembrou Maria Luiza.

O Comitê de Música é formado pelo presidente do Conselho, Sergio da Costa e Silva, e pelos conselheiros Haroldo Costa, Yvonne Bezerra de Melo, Fernando Travassos e Jorge Bragança. 

O seminário será realizado na sede da ACRJ – Rua Candelária, 9 – Centro do Rio. O evento é gratuito mediante inscrição. Acesse aqui

Outras informações pelo telefone: 2514-1203.