Notícias

Secretário da Polícia Militar do Estado do Rio faz balanço da Segurança em reunião na ACRJ

O coronel PM, Luiz Henrique Marinho Pires, secretário de Estado da Polícia Militar do Estado do RJ, foi o convidado da reunião do Conselho Diretor da ACRJ, realizada dia 26 de abril. O secretário foi recebido pelo presidente em exercício da ACRJ, Daniel Homem de Carvalho, que retomou este ano a realização das reuniões do Conselho. Também participaram do encontro, o chefe do Comando e Controle do Comando Militar do Leste, general de Brigada Mario Eduardo Moura Sassone, o chefe da Assessoria de Relações Institucionais do Comando Militar do Leste, general de Brigada Ernesto Lima Gil, e o inspetor da Guarda Municipal, Marco Pereira.

Ao abrir o encontro, Daniel Homem de Carvalho lembrou do antigo Conselho de Segurança da ACRJ, que durante algum tempo *foi presidido pelo Grande Benemérito da ACRJ, Francisco Horta. “O tema segurança está presente em todos os nossos Conselhos. Na minha compreensão, este tema tem um aspecto da insegurança e da percepção da insegurança, que também é um problema. A informação hoje corre muito rápido, por diversos meios, e isso pode incrementar esta sensação de insegurança”, ressaltou.

O coronel Luiz Henrique Pires apresentou um balanço sobre a Segurança no Estado do Rio de Janeiro destacando os dados sobre roubo de cargas, de veículos, apreensões de armas, entre outros. Os dados mostram uma queda de cerca de 9 mil em 2018 para 4,2 mil em 2022. “Mas ainda é um número muito alto, mas estamos em um processo de redução através de um esforço conjunto de várias Polícias”, explicou.

O secretário também falou sobre o investimento da Polícia Militar em tecnologia, que vem contribuindo com o trabalho diário dos policiais. Ele citou algumas iniciativas, como o aplicativo do 190, as ocorrências que podem ser feitas de forma on line, a instalação de câmeras portáteis nos uniformes dos policiais e o aplicativo Rede Mulheres, que está agilizando o atendimento às ocorrências de violência contra as mulheres.

De acordo com o secretário a PM já investiu mais de R$ 100 milhões na construção de um Centro de Treinamento no bairro de Ramos, além da reforma de 50 batalhões e mais R$ 307 milhões destinados à aquisição de equipamentos, como coletes, ambulâncias, veículos blindados, viaturas e outros.

A presidente do Conselho de Competitividade, Ambiente de Negócios e Agronegócio, Irini Tsouroutsoglou, informou a criação do Grupo de Trabalho sobre Segurança, que atuará no âmbito do conselho, mas em uma interface com os demais da ACRJ.

Daniel Homem de Carvalho encerrou a reunião destacando que “a ACRJ é a Casa do Empresário, que preza a liberdade, o direito à propriedade e o direito à vida. Se não tivermos uma força de segurança, aliada, próxima da comunidade e eficiente, uma sociedade não pode prosperar. As sociedades prosperaram quando souberam preservar esses direitos fundamentais. Aqui na Associação Comercial, a Polícia Militar tem um aliado para que a sociedade possa viver em paz e em harmonia”, finalizou.

A reunião na íntegra está disponível no Canal ACRJ Divulga no YouTube. Acesse aqui