Menu fechado

Biblioteca

Para os que não conhecem a história da Biblioteca da ACRJ, ela foi inaugurada em junho de 1898, como “Bibliotheca do Commercio”. Na época eram 676 volumes sobre temas das áreas comercial, financeira e industrial. Em 2000 foi reinaugurada e faz parte de um dos setores do Centro de Informação e Memória da Casa do Empresário.

A Biblioteca continua com o propósito de guardar a memória da Casa, que possui um acervo com mais de seis mil volumes catalogados. São livros nas áreas de Administração, Comércio, Direito, Economia, História e Literatura. E não é só isso, há muitas obras raras, de grande valor histórico, como a biografia do Barão de Mauá; a Coleção de Leis do Brasil; a Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1889/1891; O Comércio, suas profissões e imagens (1500/1946); A Associação Comercial no Império e na República – antecedentes históricos, entre outros.

A Biblioteca da ACRJ ainda abriga a coleção quase completa das edições do Jornal do Commercio, publicação tradicional do Rio que deixou de circular em 2016, após 189 anos. Um Livro de Visitas reúne assinaturas históricas de Irineu Evangelista de Souza (o Visconde de Mauá), de Rui Barbosa, de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek.

Os serviços estão à disposição dos colaboradores da ACRJ, como o empréstimo dos exemplares e a consulta de livros de outras bibliotecas, como do CCBB, da FGV e da Escola Superior de Guerra, entre outras. Já os visitantes externos podem fazer consultas ao acervo somente dentro da Biblioteca.

Serviço

  • O atendimento ao público está temporariamente suspenso
  • Bibliotecária responsável: Roberta Alves (CRB/7-6720)
  • E-mail: biblioteca@acrj.org.br 
  • Telefone: 2514-1215
  • Endereço: Rua Candelária, nº 09 – 11º andar – Centro – Rio de Janeiro