Conselhos Empresariais
Cristiana Aguiar, Humberto Mota Filho, Gisela Gadelha e Leandro Martins

_home

Liderança, Governança e Transformação Organizacional em debate na ACRJ

O presidente do Conselho Empresarial de Governança, Compliance e Diversidade da ACRJ, Humberto Mota Filho, abriu o seminário “Compliance Estratégico: Liderança, Governança e Transformação Organizacional”, dia 6/11, destacando a importância da visão estratégica de líderes dos setores público e privado para avançar com a agenda de compliance, especialmente em temas que envolvem diversidade, novos desafios e oportunidades. “Este tema que vamos abordar hoje, fundamental para as organizações, nasceu a partir de um convite que eu recebi para estruturar um curso no FGV, quando convidei sete executivos para falar sobre suas vivências”, explicou.

Iniciando o debate a diretora da Firjan, Gisele Gadelha, ressaltou que a integridade e a cultura de conformidade não devem ser tratadas de forma isolada, mas integradas à governança e aos negócios, diferenciando o que é conjuntural do que é estrutural. Ela também pontuou os grandes desafios enfrentados por empresas e instituições de classe ao implementar programas de integridade, governança, proteção de dados e parcerias, ressaltando o papel fundamental dos líderes na construção de uma cultura sólida de integridade.

Humberto Filho e Gisela Gadelha, diretora da Firjan

Em seguida, Leandro Martins, consultor chefe da Lema Consultoria, contou um pouco sobre sua trajetória no setor público, desde os anos 1990 e os desafios enfrentados em diversos momentos de sua carreira, trazendo algumas reflexões sobre a necessidade de separar o conjuntural do estrutural nas empresas. Ele destacou que, diante de crises e desafios fiscais, tributários ou regulatórios, as organizações frequentemente correm o risco de se tornarem somente produtoras de dados ou reféns de sistemas, caso o compliance e a governança não estejam atrelados à estratégia central do negócio. Segundo ele, o compliance estratégico deve atuar como um parceiro e um gerador de dados relevantes, auxiliando na mitigação de riscos e na tomada de decisões gerenciais, mesmo em cenários complexos.

Leandro Martins, da Lema Consultoria

Encerrando o debate, Cristiana Aguiar, sócia-fundadora da Jeito Certo Consultoria e especialista em gestão empresarial e de pessoas, compartilhou sua experiência profissional e abordou o compliance estratégico sob a ótica da transformação organizacional e da liderança. Ela abordou questões como insegurança psicológica e cultura do medo, presente em algumas corporações ainda hoje, e o sucesso do compliance. Cristiana reforçou, contudo, que o compliance deve ser visto não como um entrave burocrático, mas como um facilitador estratégico que apoia a inovação e o crescimento sustentável das organizações. Segundo ela, a governança e a conformidade exigem um alinhamento profundo com os objetivos de longo prazo das empresas, permitindo que os líderes enfrentem transformações e crises estruturais com segurança e eficácia.

Cristiana Aguiar, da Consultoria Jeito Certo