Conselhos Empresariais
Paulo Ganime (ao centro) com Juedir Teixeira (e.) na primeira reunião do ano do Conselho

ganime

Definição de indicadores econômicos, mentoria e realização de eventos na pauta do Conselho para 2026

O presidente do Conselho Empresarial de Desenvolvimento Econômico e Mercado de Capitais da ACRJ, Paulo Ganime, iniciou a primeira reunião do ano destacando algumas atividades do plano de ação para 2026/2027. Uma das prioridades será a definição de indicadores econômicos para monitorar o impacto do trabalho do conselho. Ganime disse que buscará equilibrar decisões mais ágeis para cumprir os prazos e metas estabelecidos. Além disso, destacou a importância de acessar o banco de dados de associados da Casa para entender melhor o perfil do público e garantir que as ações gerem valor direto para as empresas associadas.

A reunião contou com a participação do vice-presidente dos Conselhos Empresariais, Juedir Teixeira, que aproveitou a oportunidade para convidar os conselheiros para a o encontro onde fará um balanço da maior feira de varejo do mundo, a NFR2026, no dia 30 de janeiro, às 10h, na sede da ACRJ.

Um ponto central da pauta foi a proposta de retomada do evento “Rio Investidor”, que não ocorre há cerca de 15 anos, e que agora deverá ser realizado como parte do Fórum Rio Empreendedor, promovido pela ACRJ, cuja quarta edição acontecerá no mês de julho. “A ideia é aproveitar a estrutura já existente da ACRJ para garantir a viabilidade deste evento”, explicou. Os conselheiros vão discutir o modelo de financiamento e participação do conselho nesse evento.

Durante a reunião também foi debatida uma proposta de criação de um sistema de mentoria e consultoria baseado em um banco de talentos da própria Associação, aproveitando o conhecimento dos membros para ajudar outros empresários. “A ideia exige uma organização mais rigorosa, definição de modelos de governança e um estudo prévio para que não sejam executadas sem um propósito claro ou estrutura adequada”, disse Ganime, acrescentando que todo o planejamento do Conselho será previamente discutido com os conselheiros antes de sua aprovação.