Lideranças de instituições públicas e privadas participaram, no dia 16 de janeiro, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), de um encontro de trabalho para a validação do Manifesto Juntos pelo Centro do Rio. Elaborado pelo movimento de mesmo nome, o documento visa diagnosticar os problemas da região central e apresentar propostas estratégicas para os desafios locais.
O encontro foi conduzido pelo presidente da ACRJ, Josier Vilar; pelo presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho; e por Carlos Roberto Osorio, presidente do Conselho Empresarial de Renovação do Centro do Rio e Ordem Pública da ACRJ, além dos consultores Fernando Mattos e Rodrigo Teixeira.
O presidente da ACRJ, Josier Vilar, reforçou a importância da iniciativa como ponto de partida para uma agenda contínua e propositiva. “É esta união de esforços que tornará o grupo mais forte do que qualquer ação isolada. A resolução dos problemas urbanos do Centro não é imediata, mas o primeiro passo essencial é o levantamento e a validação de dados fundamentados. Sem informações concretas, é impossível formular propostas ou soluções inteligentes para a transformação da cidade”, destacou.

Carlos Osorio acrescentou que mais do que um simples documento, o Manifesto formaliza a decisão dessas entidades de atuarem em conjunto, de forma articulada e coordenada, para reafirmar a relevância histórica, cultural e econômica da região para a cidade. “Como o presidente Josier falou, o foco está na soma de esforços e na cooperação institucional mútua, estabelecendo uma frente sólida dedicada exclusivamente à defesa e à melhoria contínua do Centro”, disse.
Governança e Grupos de Trabalho
Este foi o segundo encontro do grupo e contou com a participação de 37 representantes de 23 instituições integrantes do Conselho Consultivo. Este grupo é formado por instituições culturais, do setor acadêmico e representações de classe, entre outras. Na ocasião, foi aprovado o texto final do manifesto — que em breve será divulgado à sociedade — e validados o plano de trabalho e o modelo de governança apresentados pela consultoria contratada.
Durante a reunião, também foram escolhidos os primeiros coordenadores e vice-coordenadores dos Grupos de Trabalho (GTs) temáticos. A lista completa com todas as nomeações será definida nos próximos dias.
Os próximos encontros já estão agendados para os dias 26/01, com coordenadores e vice-coordenadores dos Grupos de Trabalho, e 29/01, nova reunião com o Conselho Consultivo. O Lançamento oficial do Movimento Juntos pelo Centro do Rio está previsto para o mês de fevereiro.