Caros Associados, Conselheiros, Diretores, Vice-Presidentes, Beneméritos e Grandes Beneméritos, Colaboradores e Funcionários.
Estamos chegando ao final de 2025, um ano marcado por muitas incertezas, mas que também nos deixa na ACRJ com uma sensação do dever institucional cumprido.
Conseguimos ao longo do ano reunir lideranças empresariais dos diversos setores da economia em nossos 23 Conselhos Empresariais e em encontros com representantes do executivo, legislativo e judiciário fluminense, além da união de esforços com a Fecomércio, Firjan e Sebrae-Rio, e em encontros com diversas Universidades e Instituições de Pesquisa de nosso Estado como UFRJ, UFF, PUC, UERJ, COPPE, FioCruz, entre outras, com o propósito de fomentar e prosperar o ambiente de negócios em nosso estado e cidade.
A Casa do Empresário tornou-se um espaço de convergência, promovendo ao longo do ano, debates sobre temas estruturantes, com propostas concretas para:
- Desenvolvimento Econômico;
- Turismo, Logística e Transporte e Revitalização Urbana;
- Cultura e Criatividade;
- Educação Profissional;
- Inovação e Tecnologia;
- Saúde como nova fronteira da economia através do desenvolvimento do CEIS, com foco na inovação e transformação digital;
- Apoio ao micro e pequeno empreendedor;
- Sustentabilidade e economia circular;
- Responsabilidade cívica e participação política.
A Associação Comercial também foi decisiva na mobilização dos setores de turismo e cultura, defendendo mais integração, calendário anual de eventos e políticas de incentivo.
Participou de debates sobre a requalificação do Centro e da Orla, apoiou iniciativas culturais, o desenvolvimento de um hub de inovação em saúde e promoveu o diálogo entre empresas, gestores públicos e instituições.
O esporte também ganhou protagonismo, especialmente pelas sucessivas vitórias na Libertadores dos times cariocas Flamengo, Fluminense e Botafogo, simbolizando a capacidade carioca de liderar, emocionar e projetar o Rio internacionalmente.
Todo o plano estratégico da ACRJ foi pautado no propósito de contribuir para que o Rio seja cada vez mais um lugar seguro e atrativo para se Viver, Trabalhar, Empreender, Investir e Visitar, ou seja, um Rio que volta a acreditar em si mesmo.
A ACRJ também se posicionou como voz equilibrada e firme, lembrando que:
- Desenvolvimento exige previsibilidade,
- Segurança pública deve ser tratada como prioridade absoluta,
- Empreendedores precisam de ambiente estável e incentivado.
Assim, honrando o legado de Mauá, a ACRJ foi mais que uma instituição. Foi conexão, projeto de futuro, visão do amanhã e retomada do protagonismo na representação empresarial de nosso Estado.

Para que projetos como o “rebranding” da marca Rio, a criação do Ninho do Empreendedor, a criação do Centro de Inteligência de Negócios, o Fórum Rio Empreendedor, entre outros transformadores projetos, tenham total sucesso, ativamos o Instituto Mauá, que passa a ser o braço operacional para projetos estratégicos da ACRJ.
Estou absolutamente seguro, que mesmo diante das grandes dificuldades na área de segurança pública que compromete a vida de todos os brasileiros, o Rio de Janeiro continuará seu caminho de prosperidade e de bem-estar, com mais negócios inovadores, mais empreendedores e mais oportunidades de trabalho para todos os cariocas e fluminenses.
E é com esse espírito esperançoso que desejo a todos um FELIZ NATAL e um 2026 com muita saúde e sorte, e que a nossa ACRJ continue em sua trajetória de sucesso.
Sou muito grato a todos pelas contribuições, pelo respeito a história da Casa de Mauá, pela torcida e pelo amor ao Rio de Janeiro.
Josier M. Vilar – Presidente da ACRJ