O Apresenta Summit 2025, realizado dia 24/11, no Fairmont Copacabana, reuniu grandes nomes do entretenimento, cultura, esporte, turismo, representantes de associações empresariais e especialistas em economia e tributação para discutir o futuro dos eventos e seu papel estratégico no desenvolvimento do país.
O evento contou com a participação do presidente da ACRJ, Josier Vilar, na abertura e no painel Turismo – A importância dos eventos como agentes de promoção e de desenvolvimento do turismo. Ele ressaltou o protagonismo do Rio e defendeu que “a cidade precisar ser cada vez mais empreendedora e inovadora para atrair os eventos e, consequentemente, os turistas”, completou.
O presidente do Conselho Empresarial de Turismo da ACRJ e diretor-presidente da Associação, Pedro Guimarães, destacou que o Summit nasceu para promover debates, conexões e evidenciar a força econômica dos eventos, mencionando o impacto da pandemia e a importância de políticas como o Perse e das leis de incentivo.

A abertura oficial, além de Josier Vilar e Pedro Guimarães, reuniu representantes do setor público e privado, além de autoridades e associados da Apresenta. Conduzida pelo ator Thierry Figueira e pelo anfitrião, a sessão solene contou com as presenças do subsecretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio Felix; do subsecretário de Estado de Eventos da Setur, Marcelo Monfort; da secretária municipal de Turismo, Daniela Maia; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Robson Carneiro; de Otávio Leite consultor da Presidência da Fecomércio-RJ; de Mauro Varejão, da Firjan; do time da Apresenta Bernardo Amaral e Roberta Kellab; Cristiano Botinha, presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) no Rio, e de Patricia Costa, diretora do Fairmont.
O jornalista e historiador Thiago Gomide trouxe um panorama bem-humorado sobre os eventos que marcaram a história do Rio, animando a plateia.
Em um momento de expansão da indústria, o encontro reforçou a consolidação do entretenimento como uma das principais forças econômicas do Brasil — gerando empregos, movimentando bilhões e projetando o Rio como referência global na economia da experiência.