O Conselho Empresarial de Economia Prateada e Longevidade da ACRJ realizou sua primeira reunião, dia 13/11, sob a presidência de Fernando Potsch, que terá como vice, Waldir Leopércio, que continua no cargo. O encontro também contou com a participação do vice-presidente dos Conselhos Empresariais, Juedir Teixeira, e uma breve apresentação dos futuros membros, que foram convidados a se associar à ACRJ. O encontro reforçou a proposta de transformar o Conselho em um espaço de diálogo, conexão e geração de oportunidades, aproximando pessoas e negócios em torno de um propósito comum.
O novo presidente destacou o propósito do Conselho de desenvolver iniciativas relacionadas ao tema economia prateada que impactem positivamente a cidade e o estado. E destacou alguns eixos de atuação: influência e geração de negócios, promoção do protagonismo sênior, incentivo do trabalho de equipes intergeracionais e combate ao etarismo no mercado de trabalho.

“O grupo deve adotar uma visão estratégica, focando nas ações prioritárias que possam ser executadas com excelência. Ao invés de tentar fazer tudo e realizar pouco, devemos identificar os 10% mais relevantes e colocá-los em prática com 100% de dedicação”, afirmou Fernando Potsch.
O vice Waldir Leopércio destacou o compromisso coletivo de fortalecer o trabalho do grupo e ampliar sua atuação em prol da economia da longevidade. “Agradeço pela confiança em mim depositada e a parceria com o presidente do Conselho, Fernando, na condução dos projetos e na continuidade das iniciativas já em andamento”, disse.
O debate ainda abordou o envelhecimento populacional e o papel da longevidade como vetor de transformação econômica e social. Fernando lembrou a importância deste assunto para a sociedade, destacando que o envelhecimento da população brasileira foi o tema do Enem. “Mais de 58 milhões de brasileiros têm 50 anos ou mais, o que representa um potencial significativo de contribuição, talento e experiência. Precisamos empoderar essa população. A alma não envelhece. O desafio é olhar para o espelho e reconhecer que a idade biológica não limita nossa capacidade de agir e inovar”, pontuou.

“Com a competência deste grupo, que já pude perceber ser excepcional, e sob a liderança do Fernando e do Waldir, temos plenas condições de realizar muito. Devemos colocar a Associação à frente desse movimento, trabalhando em prol da sociedade do Rio de Janeiro. Acredito que podemos contribuir de forma efetiva, utilizando a força institucional da Associação Comercial para deixar um legado sólido, beneficiando esta e as próximas gerações”, ressaltou Juedir Teixeira.
Fernando concluiu adiantando que o apoio do vice-presidente Juedir Teixeira, inclusive, será fundamental para reforçar o papel transversal da longevidade e a incorporação deste tema aos demais conselhos da ACRJ, estimulando os participantes a fortalecerem a rede de colaboração interna. “A comunidade faz negócio. É ela que sustenta o crescimento econômico e a inovação”, finalizou.
