Evento realizado dias 5, 6 e 7 de novembro, reuniu autoridades, especialistas e lideranças da área de saúde no Rio de Janeiro e foi aberto pelo presidente da ACRJ, Josier Vilar, fundador da Iniciativa FIS. O evento contou com a presença do Ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, representando o Ministro Alexandre Padilha. O Rio Health Forum, que aconteceu paralelamente ao maior evento de inovação, criatividade e tendências da América Latina, a fisweek25, contou na abertura com a participação, entre outros, do presidente da Fiocruz, Mário Moreira; Ana Estela Haddad, secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde; e o ex-ministro e presidente do RHF, Nelson Teich.

Segundo o ministro Massuda, nos últimos 35 anos, o SUS transformou um sistema de saúde centralizado em um modelo capilarizado, com equipes atuando em 5.571 municípios, crucial para um país continental como o Brasil, servindo como vetor de transformação na distribuição e democratização do uso de recursos, e na alocação de serviços. “O SUS também se destacou pela inovação na organização de serviços colocando o Brasil como pioneiro na implementação de equipes multiprofissionais de saúde. A Atenção Primária no Rio de Janeiro, com a introdução das equipes de Saúde da Família, representou uma revolução. Esse modelo inovador assegura que populações atendidas por equipes de saúde da família recebam melhores cuidados”, afirmou.
Josier Vilar tratou também da importância da tecnologia para o acesso à saúde. “Na área de Saúde a inteligência artificial é fundamental para reduzir o desperdício, eliminar redundâncias, aprimorar processos e promover inovações incrementais ou disruptivas. O objetivo final de todo esse esforço é garantir o acesso da população brasileira aos serviços de saúde”, concluiu. Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho da Magazine Luiza, protagonizou a palestra “Como a Sociedade Civil pode Ajudar a Aumentar o Acesso à Saúde”, que teve Josier Vilar como moderador.
Ao encerrar o Rio Health Forum, o fundador da Iniciativa FIS e presidente da ACRJ destacou mais uma vez o papel do Rio de Janeiro como um hub de inovação e saúde, reforçando o compromisso coletivo com a transformação digital na área. E concluiu afirmando que “a verdadeira mudança do país depende de equidade em saúde, educação, moradia e transporte, e convocou todos a contribuírem para que o Rio de Janeiro volte a ser referência nacional em qualidade de vida, inovação e desenvolvimento”, disse Josier Vilar.

ACRJ NA FISWEEK 2025
A ACRJ esteve presente na FisWeek divulgando suas atividades e serviços para os Associados e participando de painéis durante o evento. Além do espaço da ACRJ, o painel A Cultura e Seu Impacto Na Saúde Física e Mental contou com a participação do vice-presidente do Conselho Empresarial de Cultura da ACRJ, Reinaldo Paes Barreto, de Cristiana Beltrão, fundadora do Instituto Bazzar, e Nina Pougy, gerente da Escola de Ciências do Museu do Amanhã.

