O Conselho Empresarial do Ecossistema do Turismo da ACRJ iniciou sua nova gestão no dia 24/10 reafirmando o compromisso de fortalecer o setor e integrar as diversas cadeias produtivas que compõem o turismo fluminense: hotelaria, agências de viagem, bares, restaurantes e eventos.
A condução do Conselho passa agora a Pedro Guimarães, indicado por Sávio Neves, que presidiu o grupo até então e permanece como vice-presidente ao lado de João Marcello Barreto. O Conselho adota um modelo de gestão compartilhada, inspirado na proposta anterior, que prioriza a colaboração entre lideranças empresariais do setor.
O encontro contou ainda com uma palestra de atualização dos aspectos da Reforma Tributária no setor de turismo e eventos com o tributarista Daniel Rocha Maia.
Durante a reunião de posse dos novos conselheiros, Pedro deu as boas-vindas e agradeceu o compromisso dos novos conselheiros, destacando a importância da olhar institucional e do trabalho conjunto entre entidades públicas e privadas e a força propulsora das empresas que atuam no segmento. “O turismo do Rio de Janeiro é uma força transversal. Nosso papel é alinhar agendas, integrar esforços e projetar a imagem do Rio no Brasil e no mundo. Vamos construir uma agenda que priorize os temas mais relevantes e urgentes, alinhar as ações e ao mesmo tempo, impulsionar e defender as boas iniciativas e as políticas públicas assertivas que fomentem o turismo”, afirmou.
O presidente da ACRJ, Josier Vilar, deu as boas-vindas ao novo presidente do Conselho e destacou a importância deste fórum dentro da estrutura da Associação Comercial. “O turismo é um dos principais vetores de desenvolvimento econômico do estado. A ACRJ continuará sendo uma voz ativa na defesa de políticas que estimulem o setor, promovam o investimento e gerem oportunidades.”

O vice Sávio Neves disse que é importante o entretenimento ocupar esse espaço, porque tem uma força enorme na economia do Rio de Janeiro. “Pedro, seja muito bem-vindo, seja feliz nessa jornada. Curta essa experiência como eu curti e conte sempre comigo e com o João Marcelo. Estaremos ao seu lado para apoiar e construir juntos essa nova etapa do turismo carioca. Com seu prestígio e carisma, você representa essa nova geração de gestores do turismo, com capacidade de agregar e unir o setor”, ressaltou.
“É uma satisfação poder estar, neste biênio, participando desse Conselho tão importante para a nossa cidade. É um espaço fundamental, onde lutamos por mais reconhecimento, por pautas que valorizem o que fazemos de melhor, que é gerar emprego e movimentar a economia da cidade”, completou João Marcello.
Pedro destacou as ações transversais por segmento (Bares e Restaurantes; Atrativos Turísticos; Eventos; Hotelaria e Agências de Viagens) e os Eixos de Atuação e Ações Prioritárias do Conselho para os próximos dois anos:
- Calendário Integrado de Eventos – Mapeamento anual dos grandes eventos e da agenda de negócios, promovendo a sinergia entre setores público e privado.
- Promoção do Turismo Carioca – Fortalecimento da marca ‘Rio de Janeiro’ e apoio a campanhas, feiras e ao calendário oficial de atuação dos órgãos de turismo.
- Reforma Tributária & Competitividade – Defesa de políticas favoráveis, como as leis de incentivos fiscais, manutenção e ampliação dos benefícios e simplificação para o setor.
- Meios de Hospedagem & Hotelaria – Incentivo à modernização, sustentabilidade e qualificação.
- Implantação do Tax Free – Apoio à implementação no Rio e integração com aeroportos e varejo.
- Concessões e Infraestrutura Turística – Acompanhamento de novos projetos e melhorias de acesso, assim como apoio ao desenvolvimento da operação dos atrativos turísticos

Pedro Guimarães ressaltou ainda o papel do turismo com a força dos eventos na geração de emprego e renda e no aumento do número de visitantes do estado e do Brasil. “O Rio de Janeiro bateu recordes históricos, com 1,7 milhão de turistas internacionais em setembro. O calendário de eventos é protagonista desse resultado, e precisamos fortalecê-lo ainda mais com políticas inteligentes e parceria entre o poder público e a iniciativa privada”, afirmou. A participação que tem sido dada ao setor pelo Governo do Estado, pela Prefeitura e por entidades como a Fecomércio RJ, na patrocínio a na captação de eventos, na capital e no interior, tem sido fundamental para esses resultados.
Outros temas estratégicos incluem a ampliação de programas de fidelização e valorização da hotelaria fluminense, o apoio à realização da feira ABAV Expo, com o objetivo de fixar o evento definitivamente no Rio de Janeiro, entre outros.
