No dia 25 de setembro, o Conselho Empresarial de Segurança da ACRJ recebeu o especialista em Estudos Militares e Terrorismo, Alexandre José Corrêa, que fez a palestra “Terrorismo e Crime Organizado: o Brasil no contexto das Ameaças Complexas”. O presidente do Conselho, Vinicius Cavalcante, abriu o encontro destacando a importância do debate dos conselheiros sobre conteúdos e técnicos e diferenciados.
O convidado destacou a importância de compreender as ameaças híbridas que marcam o cenário global atual, como terrorismo, narcotráfico, segurança cibernética, migrações forçadas e crimes transnacionais. Ele ressaltou a ausência de uma legislação nacional robusta de segurança e apresentou um panorama sobre a evolução histórica do terrorismo, suas conexões com o crime organizado e os impactos dessas dinâmicas no Brasil e no mundo.

Alexandre Corrêa explicou que causa e efeito do tema precisam ser analisados de forma crítica, “pois, muitas vezes, governos e sociedades enxergam apenas os efeitos imediatos da violência, deixando de lado suas origens estruturais, como pobreza, fragilidade institucional e manipulações políticas”. A palestra reforçou a necessidade de olhar para além dos conceitos teóricos, priorizando a compreensão prática das causas dos conflitos e fortalecendo o papel da segurança corporativa e institucional diante das ameaças complexas que desafiam a democracia, a economia e a soberania nacional.