Conselhos Empresariais

home

Atuação do Conselho coloca ACRJ como player importante na discussão energética da cidade

A reunião mensal do Conselho Empresarial de Energia e Transição Energética da ACRJ, realizada dia 29 de agosto, atualizou os conselheiros sobre os assuntos em andamento e trouxe novidades, como a apresentação da plataforma de monitoramento e gerenciamento em tempo real da TSC Americas, feita pela CEO da empresa, Amália Casas.

Ao abrir a reunião, o presidente do Conselho, Gabriel Kropsch, comentou que a ACRJ, por meio do Conselho, tem atuado de forma estratégica na defesa e promoção de soluções sustentáveis para a mobilidade urbana, com foco no uso de gás natural, biogás e bioetanol. E informou sobre sua participação na audiência pública promovida pela Câmara Municipal do Rio para colher contribuições sobre a licitação de 528 ônibus destinados à Zona Oeste.

“Apresentei algumas recomendações técnicas durante esta audiência pública, que geraram uma carta oficial, assinada pelo presidente da ACRJ, Josier Vilar e encaminhada diretamente à Prefeitura, reforçando nosso posicionamento em favor de uma matriz energética mais limpa e eficiente”, disse. De acordo com ele, essa atuação consolidou a ACRJ como um player relevante na discussão sobre mobilidade sustentável e inovação energética na cidade. “Agora, aguardamos os desdobramentos da consulta pública e seguimos acompanhando o processo de perto”, completou.

Os conselheiros também fizeram contribuições, com destaque para:

  • Pesquisa sobre o Ambiente de Negócios: reforçou pontos positivos como regulação e investimentos em inovação, além de desafios ligados à liquidez comercial e integração de políticas.
  • Energia Offshore: avanço na legislação para estudos de projetos, com alto potencial para o Rio de Janeiro.
  • Usinas Hidrelétricas Reversíveis: tema em discussão no setor, ainda sem legislação específica no Brasil.
  • Ações institucionais: encaminhamento de contribuição para paper de posicionamento da ACRJ e proposta de convidados para próximos encontros.
  • Mobilidade e transição energética: destaque para a reunião marcada para 11 de setembro na ACRJ sobre Transição Energética na Mobilidade Urbana, além da necessidade de regulamentação sobre pontos de carregamento de veículos elétricos e participação no Dia Mundial Sem Carro.
  • Leilão de Capacidade: lançamento de portaria do MME e anúncio de novos projetos de termelétricas a gás.

Na segunda parte da reunião, os conselheiros conheceram a plataforma desenvolvida pela The Stakeholder Company (TSC Americas), que fornece gerenciamento de questões e percepções em tempo real através de um sistema de sensoriamento global orientado pela IA intitulado Genie. Segundo Amália Casas, o trabalho abrange diversos setores, incluindo a área de energia, e tem como foco o monitoramento inteligente de temas, riscos e oportunidades que impactam empresas, instituições e associações. “A atuação envolve a análise contínua de dados e a identificação de stakeholders relevantes, permitindo uma tomada de decisão mais estratégica e proativa”, explicou.

Ao longo dos anos, a empresa firmou parcerias estratégicas com instituições internacionais, o que a possibilita operar com uma rede de informações abrangente e conectada globalmente. “Quando essas organizações identificam que uma empresa ou instituição enfrenta um desafio de gestão de risco reputacional ou regulatório, nosso papel é oferecer soluções que antecipam cenários e apontam caminhos de ação”, disse.