Conselhos Empresariais

home

Encontro com membros de Nova Iguaçu propõe parceria para fortalecer a economia solidária

Em mais um encontro voltado ao fortalecimento do empreendedorismo e da economia solidária, o Conselho Empresarial de Comunidades, Economia Solidária, Microempreendedorismo e Terceiro Setor da ACRJ recebeu representantes da Prefeitura de Nova Iguaçu para debater ações conjuntas, ampliar conexões e potencializar oportunidades de negócios entre a capital e a Baixada Fluminense. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Mário Lopes; a assessora técnica da Secretaria da Mulher, Ana Paula Lopes; e a supervisora de Empreendedorismo da Secretaria da Mulher, Débora Zílio, foram recebidos pela presidente do Conselho, Célia Domingues, dia 26 de agosto, e participaram da reunião mensal do Conselho. O encontro também contou com a presença da vice-presidente de Comunicação da ACRJ, Jacyra Lucas.

Célia Domingues destacou a importância de aproximar lideranças de diferentes municípios para entender as demandas locais e criar soluções conjuntas. Durante o encontro, os convidados apresentaram os avanços de Nova Iguaçu na área de empreendedorismo, com destaque para a criação da Secretaria da Mulher, inaugurada em abril, que vem desenvolvendo projetos estratégicos voltados à autonomia financeira de mulheres, capacitação profissional e apoio a vítimas de violência doméstica.

O encontro permitiu que os representantes de Nova Iguaçu conhecessem os conselheiros e discutissem parcerias e oportunidades de integração cultural e econômica. Algumas propostas foram apresentadas, entre elas, a promoção de visitas técnicas e participação de empreendedores de Nova Iguaçu em ações da ACRJ e vice-versa; fortalecimento de iniciativas sociais e solidárias que impactam diretamente na geração de emprego e renda; e realizar parcerias para eventos voltados à moda, cultura afro, economia criativa e turismo.

Ana Paula reforçou a importância da capacitação e do acolhimento como instrumentos de transformação social, oferecendo condições para que mulheres em situação de vulnerabilidade saiam de ciclos de violência e conquistem autonomia. A pasta oferece cursos, encaminhamentos para emprego formal e incentiva o empreendedorismo feminino. “Acreditamos que independência financeira é um passo essencial para romper barreiras sociais”, disse.

Mário Lopes, que também é presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu e conselheiro da ACRJ, enfatizou a relevância da integração entre a capital e a Baixada, ressaltando que Nova Iguaçu é o segundo maior PIB do estado e um polo estratégico para investimentos. “Estamos a apenas 40 km do Rio de Janeiro e precisamos pensar o estado de forma unificada. Essa troca com a ACRJ nos fortalece, porque amplia a visibilidade do nosso mercado e cria novas pontes para atrair negócios e investimentos”, afirmou.

Mário Lopes com Célia Domingues (e.), Ana Paula Lopes e Débora Zílio

Ao final, Célia Domingues reforçou o convite do presidente da ACRJ, Josier Vilar, para que todos participem do 3º Fórum Rio Empreendedor, que acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro, na sede da ACRJ, destacando que o evento será uma oportunidade única para debater tendências, gerar negócios e ampliar conexões entre lideranças empresariais, empreendedores e gestores públicos.