A primeira reunião do Conselho Empresarial de Assuntos Jurídicos e Tributários da ACRJ para o biênio 2025/2027, realizada dia 18 de agosto, marcou o início de uma gestão voltada à integração, ao diálogo com os demais Conselhos Empresariais e à defesa ativa do ambiente de negócios no Rio de Janeiro.
A reunião contou com a presença do 1º vice-presidente da ACRJ, Laudelino Costa, e de forma virtual, o vice-presidente dos Conselhos Empresariais, Juedir Teixeira, e foi realizada sob a presidência de Fábio Azevedo com a participação do vice-presidente, Rodrigo Verdini, e demais conselheiros.
Na abertura do encontro foi destacado o caráter transversal do Conselho e a necessidade de fortalecer a proatividade, tanto na realização de eventos como na antecipação e monitoramento de projetos legislativos que possam afetar os demais Conselhos da Casa de Mauá. Fábio Azevedo ressaltou que os membros terão papel importante de análise e posicionamento, funcionando como filtro das demandas encaminhadas pelos Conselhos e a defesa institucional da Associação Comercial, de forma a assegurar alinhamento com a Presidência.

Durante a reunião, foi ressaltada a importância de um acompanhamento de projetos de lei, tanto na Alerj quanto na Câmara Municipal do Rio, para reforçar a interlocução legislativa e ampliar a capacidade de análise das pautas estratégicas de interesse da ACRJ, através de seus Conselhos Empresariais.
Entre os temas sugeridos para a realização de eventos está a discussão sobre Simples Nacional, especialmente pelo efeito direto sobre pequenos e médios empreendedores. A agenda incluirá ainda os temas segurança, mercado imobiliário e assuntos tributários, que está em constante atualização.
