O presidente da ACRJ, Josier Vilar, promoveu, dia 14 de agosto, uma reunião estratégica com vice-presidentes da Casa de Mauá para apresentação do workshop “Visões do Rio: diagnóstico estratégico do ambiente de negócios”. O objetivo foi discutir iniciativas práticas em cada eixo proposto, buscando definir ações capazes de gerar impacto imediato e estrutural no ambiente de negócios da cidade e criar a visão e o modelo de negócios do Ninho do Empreendedor, que será inaugurado no próximo ano pela ACRJ. O encontro também debateu a possibilidade de parcerias estratégicas e projetos conjuntos com outras entidades e o Poder Público para ampliar a representatividade da ACRJ no ambiente empresarial e político do Rio de Janeiro.

De acordo com o presidente Josier Vilar, a ideia nasceu da necessidade de fortalecer a atividade econômica, melhorar o ambiente de negócios e ampliar o acesso às oportunidades para empreendedores no Rio de Janeiro. O trabalho apresentado foi fruto de 20 entrevistas realizadas por uma consultoria com empresários, membros da ACRJ, gestores públicos e especialistas, além da análise de relatórios e dados socioeconômicos da cidade e do estado do Rio.

Durante o processo de entrevistas foram identificados nove eixos estratégicos para o fortalecimento do Rio de Janeiro, amplamente debatidos durante o workshop. São eles: Logística e Conectividade; Ambiente de Negócios; Turismo e Cultura; Dados e Governança; Energia e Indústria; Empreendedorismo Inclusivo; Imagem e Branding da ACRJ; Revitalização do Centro; e Capital Humano e Conhecimento.
O próximo passo será consolidar todas as sugestões geradas pelos participantes para a elaboração de um Plano de Ação da ACRJ que guiará o trabalho nos próximos dois anos.

Fotos: Adolfo Castro