O empresário Carlos Ferreirinha, criador da MCF Consultoria, especializada no mercado de luxo e comportamento de consumo, foi o convidado do encontro promovido pelo Conselho Empresarial da Mulher no Ambiente de Negócios da ACRJ, dia 4 de agosto. Ferreirinha foi convidado pela presidente do Conselho, Michelle Novaes, para falar sobre o mercado do luxo como estratégia de marketing. Fluminense de nascimento, Ferreirinha tem uma trajetória de sucesso marcada pelo empreendedorismo, depois de anos trabalho como executivo de grandes marcas. Para uma plateia lotada, o empresário fez a palestra “O olhar para o extraordinário: a experiência do luxo como estratégia”.
O evento reuniu empresários, empreendedores e lideranças para discutir o papel estratégico do luxo na economia, especialmente no Rio de Janeiro. Presentes também o presidente da ACRJ, Josier Vilar, e do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho, o 1º vice-presidente Laudelino Mendes, e o 2º vice-presidente, Alexandre Accioly.

Na abertura do encontro, a presidente do Conselho da Mulher, Michelle Novaes, lembrou que Ferreirinha transformou a forma como o mercado enxerga o mercado de luxo. “Não apenas como um segmento, mas como uma matriz poderosa de diferenciação e valor. Hoje vivemos um privilégio raro. E hoje ele está aqui, no coração do Rio de Janeiro, seu estado natal, e dentro do Conselho da Mulher da Casa de Mauá, para dividir conosco suas reflexões”, acrescentou”, disse.
Ao lado de Michelle Novaes, o vice Alexandre Accioly pontuou que o Rio de Janeiro vem se consolidando também como um polo de turismo de alto padrão, impulsionado por marcas de peso no setor gastronômico e hoteleiro. “O cenário, que antes parecia distante da realidade carioca, hoje conta com grandes marcas que ajudam a posicionar a cidade no radar de turistas exigentes e de alto poder aquisitivo”, pontuou.
Ferreirinha, um dos maiores nomes do setor na América Latina, defendeu que o Rio de Janeiro tem potencial para ser referência no mercado de alto padrão. “O Rio precisa se reconhecer como um território de luxo. Temos história, beleza, autenticidade e experiência, todos os pilares fundamentais desse segmento”, afirmou.
“Foi um grande prazer ouvir esta magnífica palestra do Carlos Ferreirinha, muito inspiracional para todos nós. Falar do mercado de luxo é falar do Rio de Janeiro. E acho que a partir desta conversa, precisamos criar uma trilha de resgate do Rio como cidade luxo, uma cidade que todo mundo deseja ter como sua. O Conselho da Mulher da ACRJ está de parabéns por promover este debate tão importante e assim contribuirmos para transformar a nossa cidade em um lugar mais atrativo para se investir, trabalhar, empreender, viver e visitar”, ressaltou Josier Vilar.

Carlos Ferreirinha disse ainda que a experiência com clientes de alta renda no Brasil vive um momento único, com “demanda concreta por produtos e experiências de luxo. Mas criticou a repetição de estratégias comuns, alertando que muitas empresas ainda não comunicam sua diferenciação com clareza. “É fundamental a busca pela autenticidade, originalidade e coragem para inovar, principalmente em tempos turbulentos.

Ferreirinha também reforçou a necessidade de ir até onde o cliente está, citando como exemplo o movimento de marcas de luxo no Brasil e no exterior que têm investido em experiências personalizadas, presença territorial e conexão direta com o público. Por fim, convidou o público a refletir sobre “qual é o seu real diferencial?” E deixou um recado claro “é hora de parar de copiar modelos prontos e construir um legado autêntico”.