A nova gestão do Conselho Empresarial de Comércio Exterior da ACRJ, agora presidido por Célia Regina, realizou sua primeira reunião no dia 29 de julho e definiu as principais diretrizes para atuação nos próximos meses. A meta central será posicionar o estado do Rio de Janeiro como um polo logístico e estratégico para as exportações brasileiras, por meio de uma agenda estruturada e propositiva.
“Nossa atuação será voltada para atrair negócios concretos para o estado do Rio. O comércio exterior é uma oportunidade real de desenvolvimento, e o Rio precisa ocupar seu lugar de destaque nesse cenário”, destacou a presidente.
O encontro contou com a presença do vice-presidente dos Conselhos Empresariais da ACRJ, Juedir Teixeira, que diplomou os conselheiros presentes ao final da reunião.

Durante a reunião, o Conselho definiu a criação de três comitês temáticos, que nortearão os trabalhos desta gestão: Exportação; Regimes Especiais Aduaneiros e Reforma Tributária; e Relações Internacionais.
Cada comitê será composto por conselheiros que desenvolverão microprojetos com o objetivo de transformar o potencial logístico e institucional do estado em um ativo estratégico, consolidando essa vocação como bandeira da ACRJ.
Como primeira ação concreta, os conselheiros participaram de um exercício proposto pela alta direção da ACRJ, com foco no comércio exterior, respondendo a três perguntas fundamentais: O que deve ser preservado e divulgado?, O que precisa ser aprimorado? e O que ainda não existe e deveria existir? As respostas serão sistematizadas e debatidas na próxima reunião do Conselho.

Célia Regina informou que o vice-presidente do Conselho, Pedro Rafael, ficará responsável por liderar as articulações no eixo de Relações Internacionais, atuando para estreitar o diálogo com consulados, organismos multilaterais e representações estrangeiras, reforçando a presença do Rio no cenário global.