Conselhos Empresariais

Conselheiros visitam o Disque Denúncia e conhecem suas áreas de atuação

O presidente do Conselho Empresarial de Segurança e Ordem Pública da ACRJ, Fernando Veloso, e conselheiros foram recebidos esta semana pelo diretor-geral do Instituto MovRio e coordenador do Disque Denúncia, Renato Almeida, na sede do órgão. Renato Almeida, que é membro do Conselho, mostrou o funcionamento do Disque Denúncia (2253-1177) e suas diversas áreas de atuação.

Ele fez um breve relato sobre a atuação desta iniciativa à disposição do cidadão fluminense há três décadas. De acordo com dados do órgão, desde sua criação, em 1995, já recebeu quase 3 milhões de denúncias, sempre com o anonimato garantido. Só este ano foram 39,5 mil de denúncias registradas e em 2024 quase 100 mil denúncias.

O Disque Denúncia é uma iniciativa privada do Instituto MovRio que funciona 24 horas por dia e opera em parceria com as Secretarias de Estado de Polícia Militar e de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, recebendo as denúncias, segmentando-as por tipo de ocorrência e repassando para as autoridades responsáveis.

Segundo Renato Almeida, além da cidade do Rio, a iniciativa já chegou aos municípios de Angra dos Reis, Maricá,  Niterói e Paraty e graças a uma parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro com a Central Civitas, há um ano foi retomado o serviço 24h do Disque Denúncia. Atualmente, cinco programas estão em atuação, são eles: Disque Denúncia Cidades, o Disque Denúncia Mulher, Linha Verde, Desaparecidos e Procurados. Conheça mais aqui

Em sua apresentação, ele reforçou a questão da garantia do anonimato, que é a base da credibilidade alcançada pelo serviço ao longo de todos esses anos junto à população. “Trabalhamos com uma escuta qualificada e com analistas de atendimento treinados para receber as denúncias com a garantia total do anonimato em qualquer uma das plataformas de atendimento disponíveis hoje”, disse. Atualmente, as denúncias chegam pelo 2253-1177, pelo WhatsApp (21-2253-1177) e pelo Aplicativo Dique Denúncia.