A conselheira Andrea Marinho, consultora da Diretoria de Educação da Firjan/Sesi, fez uma apresentação sobre educação e a inserção no mundo do trabalho, na última reunião do Conselho Empresarial de Educação da ACRJ, dia 16 de julho. Ela iniciou sua palestra com a pergunta “O que você quer ser quando crescer?” e fez uma análise sobre a mudança no cenário da educação e da preparação para a vida profissional considerando o ritmo acelerado dos avanços tecnológicos e impactos da inteligência artificial neste processo. O encontro foi coordenado pela presidente do Conselho, Maíra Pimentel, e contou com a participação do presidente do Conselho Superior da ACRJ, Ruy Barreto Filho.
Andrea Marinho destacou uma mudança de foco do que os alunos querem ser e como a sociedade está apoiando o potencial desta próxima geração e enfatizou que, embora a matrícula no ensino médio tenha aumentado no Brasil, uma parcela significativa dos alunos não conclui esta etapa. Segundo o Inep, apenas 65% dos jovens em idade adequada concluem essa etapa da educação.

Ela também mostrou que a integração da educação profissional com o ensino médio é vista como uma estratégia eficaz para reduzir as taxas de evasão e preparar os alunos para o mercado de trabalho. Além disso, alunos que concluem o ensino médio com educação profissional integrada, segundo ela, têm maior probabilidade de ingressar no ensino superior, conforme mostram os dados do Censo da Educação Superior 2023 do INEP.
Confira o artigo na íntegra aqui