Conselhos Empresariais

Reunião debate os projetos em andamento e apresenta novo Vice do Conselho

O Conselho Empresarial do Desenvolvimento do Mercado e Capitais da ACRJ (Codemec), se reuniu, dia 16 de abril, para apresentar o novo vice-presidente do Conselho, Marcos Oscar Tisser, e debater os projetos em andamento. Marcos Tisser, tem mais de 30 anos de experiência no sistema financeiro, com Apimec, com passagens pelo Banco do Brasil, Previ, BB Asset, e foi um dos criadores da Sociedade Operadora do Mercado de Acesso (SOMA), com atuação comercial que viabilizou a listagem de diversas empresas.

Marcos Oscar Tisser

O presidente do Conselho, Luiz Guilherme Dias, apresentou os projetos em andamento e os grupos de trabalho que vão coordená-los.

São eles:

Reativação do Centro do Rio, que vai propor às entidades públicas,
privadas e do 3º setor medidas para revitalização do Centro da Cidade do Rio. Para viabilizar este projeto, Luiz Guilherme adiantou que será feita uma integração com o Conselho de Renovação do Centro do Rio da ACRJ (GT 1- Abelardo Puccini, Jacyra Lucas, Luiz Guilherme).

Programa de Capacitação de Companhias de Menor Porte (CMPs), cujo ante-projeto está em fase de elaboração e vai trabalhar em parceria com o Conselho de PMEs da ACRJ. De acordo com Luiz Guilherme, a 1ª turma deverá ter de 50 a 100 micro e pequenos empresários Associados da ACRJ. (GT 2 – Marcos Tisser, Enrico Rodrigues,
Fernanda Gonçalves, Luiz Guilherme)

Fundo Fácil de Investimentos (FFI), proposta para ANBIMA/CVM com capitalização por meio de um Fundo com regras do FACIL/CVM e oportunidade para Companhias de Menor Porte (CMP). (GT 3 – Joaquim S. Barbosa, Alvaro Bandeira, Ruy Flaks Schneider, Luiz Guilherme)

Banco de Dados e Estatísticas sobre Empresas do Estado do RJ com estatísticas trimestrais de
índices de sondagem das condições econômico-financeiras das empresas da região, partir de dados públicos da cidade e do estado. ( GT 6 – Claudio Contador, Marcos Tisser, Luiz Guilherme)

Além disso, o presidente confirmou a realização dos seminários “Mercado de Capitais: o motor do crescimento social e
econômico” e “Fraudes do Mercado”, em junho e julho. ( GTs 4 e 5 – Luiz Guilherme, Marcos Tisser)

Finalizando o planejamento, foram apresentados os projetos futuros como a realização de Seminários, entre Agosto e
Nov/2025, o Rio Investors Day 2025, em Setembro/2025, a inauguração da Nova Bolsa, em Novembro/2025 e as discussões sobre o Plano de Ação para 2026.