A subsecretária de Ações Comunitárias e Empreendedorismo do Estado do Rio de Janeiro, Karol Mendez, foi a convidada da reunião do Conselho Empresarial de Comunidades, Novos Negócios e Economia Solidária da ACRJ, dia 10 de março. Ela falou sobre alguns projetos de sua pasta, que é ligada à Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro.
Recebida pela presidente do Conselho, Célia Domingues, e o vice, Robson Santos, a subsecretária mencionou também sobre alguns editais disponíveis para os empreendedores, como o Na Pista, realizado em parceria com a Faperj. Este edital visa apoiar projetos de inovação social e desenvolvimento local nas comunidades da Rocinha, Alemão, Maré, Cidade de Deus e no município de Petrópolis, e contará com investimentos de até R$ 21 milhões para financiar projetos inovadores nesses cinco territórios.

Célia Domingues aproveitou a oportunidade para falar sobre o “Ninho do Empreendedor”, projeto criado pelo presidente da ACRJ, Josier Vilar, que deve entrar em operação no segundo semestre, e será um hub de apoio ao empreendedorismo, oferecendo serviços de formalização, capacitação e orientação empresarial, entre outros. “Este é um projeto maravilhoso, está praticamente pronto. A previsão é que a casa do empreendedor se torne referência no apoio a pequenos e médios negócios da região”, acrescentou Célia.
Celia sugeriu que seja agendada uma reunião do presidente da ACRJ com Karol Mendez para viabilizar uma parceria futura entre a Subsecretaria e a Associação Comercial, para alinhar os próximos passos e mapear outras oportunidades dentro da estrutura da Casa de Mauá. A reunião será marcada no início de maio.
Karol Mendez também falou sobre o projeto “Cidadania em Ação” que percorre territórios de forma permanente com ações planejadas e intercaladas entre o social e o desenvolvimento territorial. “Já realizamos duas ações sociais de impacto, ambas foram resultado direto de escuta ativa e deram origem às primeiras oficinas da nossa Comissão de Governo Empreendedor, que são espaços voltados para quem quer empreender, mas ainda não se formalizou ou sequer sabe por onde começar”, explicou Karol, acrescentando que o “Cidadania em Ação é mais que um projeto, é uma estratégia de transformação territorial”.

A Subsecretaria também atua junto à Prefeituras desenvolvendo um projeto para formação específica para expositores locais. “Identificamos uma lacuna recorrente, onde muitas prefeituras disponibilizam espaços para feiras, mas não oferecem suporte adequado para os expositores. O resultado é o uso subaproveitado do potencial comercial desses eventos, já que nem toda feira é igual e por esta razão a precificação, a curadoria e a apresentação do produto precisam ser adaptadas ao território”, disse.
Karol Mendez afirmou que a Subsecretaria quer institucionalizar a política pública de apoio ao empreendedorismo e conta com o apoio da ACRJ. “E, nesse contexto, o papel deste Conselho é estratégico. A representatividade aqui presente é um ativo poderoso e é por isso que a nossa presença conjunta neste momento é tão relevante. Precisamos garantir espaço institucional para setores econômicos cruciais, que ainda não têm voz ativa à mesa, mas que são fundamentais para a dinâmica da economia do Rio de Janeiro”, ressaltou.
Ela diz que costuma cobrar muito dos empresários e empreendedores que geram riqueza e impacto, “mas é nosso dever, como Governo, entregar estrutura, previsibilidade e política pública sólida. Esse é o ponto de virada”, finalizou.
