No dia 23 de março foi realizado o encerramento da turma do curso “Fazendo Meu Primeiro Filme”, no Teatro Nova Iguaçu Petrobras, em Nova Iguaçu. O evento contou com a presença do presidente do Conselho Superior da ACRJ, Ruy Barreto Filho, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Nova Iguaçu e presidente da Acini, Mário Lopes, do idealizador do projeto e conselheiro da ACRJ, Steve Solot, Bruna Sorrentino, representando o Conselho de Cultura da Associação Comercial, kate Lyra, do LATC, entre outros convidados. Durante o evento foi exibida a mostra dos 14 filmes produzidos pelos 18 alunos do curso promovido em Nova Iguaçu.

O projeto contou com o apoio da Cia Encena, uma associação cultural privada sem fins lucrativos; Secretaria Municipal de Cultura; a Secretaria Municipal de Assistência Social; Escola CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade Intercultural Brasil-Estados Unidos; Casa da Juventude Iguaçuana; a 4U Filmes; Kinoplex; Paramount Pictures do Brasil; e da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (ACINI).
Confira os vencedores:
O júri de seleção dos três melhores filmes mais votados nas categorias Melhor Criatividade e Melhor Técnica foi composto por: Elaine Medeiros (Secretária Municipal de Assistência Social), Silvia Regina Andrade (Subsecretária de Cultura), Kate Lyra (LATC), Bruna Sorrentino (Art Filme e ACRJ) e Christina Daniels (VivaFilmes).

1º lugar: “Agora é a Minha Vez” de Carine Costa Magalhães.
Prêmio: Bolsa para curso de cinema no ABC Cursos de Cinema do Rio
2º lugar: “Labuta” de Erick Valsi e Jackie Pimentel
Prêmio: Bolsa para curso de Inglês para Profissionais do Audiovisual oferecido pelo LATC
3º lugar: “Além da Trilha” de Thalia Serique da Cruz
Prêmio: Um exemplar do livro “Cinema Brasileiro Hoje”, publicado pelo LATC
Menção honrosa: “Além do Horizonte” de Rogério Peres Ramos Junior

Sobre o projeto
O projeto do curso “Fazendo Meu Primeiro Filme”, uma iniciativa da ACRJ, através do Conselho Empresarial de Cultura, com execução do LATC – Latin American Training Center – é voltado para jovens entre 15 e 25 anos e tem como objetivo promover a inclusão social, utilizando o audiovisual como ferramenta de transformação, e é destinado a comunidades e municípios do Estado do Rio de Janeiro. Os alunos aprendem técnicas cinematográficas e produzem curtas-metragens usando seus celulares que são exibidos ao final de cada curso.
O curso é ministrado pelo Professor Pedro Dannemann e tem a duração de dois meses, incluindo auxílio para transporte e alimentação dos jovens selecionados. Os estudantes desenvolvem um projeto próprio, do roteiro até a finalização, e recebem um certificado oficial de conclusão do curso.
Em sua quarta edição, o curso já atendeu jovens das seguintes Comunidades do Rio: Júlio Otoni, Tavares Bastos, Pereira da Silva, Fallet, Morro Azul, Santo Amaro, Babilônia, Campo Grande, Cesar Maia, Cidade Nova, Guaratiba, Ilha do Governador, Santa Cruz, Vila Isabel e Búzios.
Esta iniciativa conta com diversos patrocinadores e parcerias institucionais e estratégicas, incluindo o L.C. Barreto Produções Cinematográficas; Motion Picture Association-Brasil; Michael Murphy (ex-vice-presidente de Universal e Paramount); ABC Cursos de Cinema; Atrevida Filmes; VIVA Productions; Paula Tupinambá Advocacia; RioFilme; Sindicato da Indústria Audiovisual-SICAV; Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual-STIC; Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) e Conspiração Filmes.