Auditório cheio na ACRJ para ouvir as novidades do varejo no encontro sobre a NRF 25, a maior feira de varejo do mundo que aconteceu em Nova Iorque, em janeiro. O evento, uma iniciativa do Conselho Empresarial de Varejo da ACRJ, aconteceu nesta 3ª feira (4/2) e apresentou vários insights e tendências que podem transformar a visão dos empresários sobre o varejo.
O presidente da ACRJ, Josier Vilar, abriu o encontro destacando que o Rio de Janeiro ainda precisa avançar na questão tecnológica e na capacitação profissional no setor do varejo e carece de um modelo sustentável para financiar investimentos nessa área. “Além da modernização das vendas, é essencial investir na capacitação profissional, pois as pessoas são o maior ativo das empresas. No entanto, desafios como alta carga tributária, desvalorização imobiliária e insegurança pública comprometem o ambiente de negócios na nossa cidade”, disse Josier Vilar.
Ele acrescentou que a Associação Comercial tem discutido formas de incentivo público para apoiar pequenos e médios empresários na adoção de tecnologia. “O varejo carioca pode se tornar referência nacional com políticas públicas adequadas, como crédito acessível via bancos de fomento, como Investe Rio, pela Prefeitura, e AgeRio, pelo Governo do Estado. Este encontro de hoje é muito importante para os empresários deste segmento porque a NRF é uma referência global em inovação e transformação digital no varejo”, complementou.
O presidente do Conselho de Varejo e da JTB Consultoria, Juedir Teixeira, focou sua apresentação no futuro do varejo e a previsões feitas na NRF 2025. Uma delas é será o novo papel das lojas físicas que, segundo ele, terão que se reinventar. “É necessário oferecer experiências memoráveis, interativas e personalizadas para atrair os clientes”, disse.
Criar experiências personalizadas, buscar constantemente novas tecnologias e soluções para atender às necessidades dos clientes serão desafios para o sucesso do varejo físico, de acordo com Juedir. Ele também falou sobre inteligência artificial, marketplace, privacidade, sustentabilidade, entre outros assuntos. Confira aqui a apresentação completa.
Além de Juedir Teixeira, também compartilharam suas experiências na NRF este ano, Felipe Amoedo (Americanas); Luane Tavares (Martinelli Advogados); Michel Tauil (Blue Man); Lucas Castro (Boavista Tecnologia); e Ricardo Guinâncio (Consultoria O Negócio do Varejo e vice do Conselho de Varejo da ACRJ). O evento contou ainda com a participação do presidente do Conselho Superior da ACRJ, Ruy Barreto Filho.
Ricardo Guinâncio elencou os destaques deste ano na feira, na sua visão: retail media 2.0; varejo impulsionado por IA; transformação da loja física; compras invisíveis; slow retail; e as experiências das marcas nas lojas da Louis Vuitton, Telfar, Jacquemus, On Running e Banana Republic. Confira aqui a apresentação completa.
Também estão à disposição as apresentações de Michel Tauil (Blue Man – acesse aqui) e Lucas Castro (Boavista – acesse aqui ).
O evento contou com o patrocínio da Boavista Tecnologia, com sede em Fortaleza, plataforma de conciliação financeira inteligente para gerenciamento de diversos meios de pagamento.