Na primeira reunião do ano do Conselho Empresarial de Educação da ACRJ, realizada dia 29/1, a presidente Maíra Pimentel apresentou o Planejamento de Ações para 2025 com algumas oportunidades de atuação para o Conselho.
No eixo temático “Qualificação Profissional” uma das ações será identificar quais as “dores” ligadas à treinamento e desenvolvimento dos Associados da ACRJ, realizar mapeamento com essas empresas associadas, além de utilizar as informações disponíveis no Report do Fórum Econômico Mundial, para organizar eventos sobre estes temas.
“Um dos desdobramentos desta ação será fazer uma curadoria de soluções com RH Techs/EdTechs, orientando os Associados para que deem apoio a seus funcionários”, explicou Maíra.
Na questão da empregabilidade, a atuação será para descobrir porque existe um alto índice de desemprego e oportunidades em aberto por falta de mão de obra qualificada. “Ao mesmo tempo, quem qualifica, não consegue garantir a inclusão produtiva dessa mão de obra”, disse.
Maíra Pimentel adiantou que a atuação do Conselho neste semestre pretende contar com a parceria de outros Conselhos da ACRJ, como os de Gestão de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional; Varejo; Turismo; Comunidades, Novos Negócios e Economia Solidária; Micro e Pequenas Empresas; Desenvolvimento do Mercado de Capitais, e outros. Também serão convidadas outras instituições como Firjan, Sistema S, IMDS, que já têm pesquisas e fundamentação sobre o tema.
Também está na pauta do Conselho o mapeamento de oportunidades de negócios para as empresas Associadas e a realização de um evento com foco nas inovações na área de educação.