O Sebrae Rio, em parceria com a ACRJ, promoveu, dia 26 de novembro, o evento Revolução Prateada, onde apresentou alguns cases de sucesso de empreendedorismo e certificou os 40 empreendedores que participaram do Programa Economia Prateada do Sebrae Rio, voltado para o público 50+. O evento contou ainda com palestras de especialistas que mostraram como o empreendedorismo sênior pode ser uma grande oportunidade de negócio. A iniciativa foi do Conselho Empresarial do Ecossistema da Longevidade da ACRJ.
O encontro foi aberto pelo diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sérgio Malta, e o presidente do Conselho da ACRJ, Carlos Molina, que deram as boas-vindas aos participantes.
Em seguida tiveram início os painéis. Abrindo os debates, Fernando Potsch, CEO Seniortech Ventures, especialista em Inovações para a Longevidade e Economia Prateada e membro do CE de Longevidade da ACRJ, mediou o debate sobre “Desobedeça – O Seu Negócio Pede Mais!”, que teve como participantes, Abílio Fernandes, sócio fundador do Restaurante Manoel e Joaquim, e Luana Clara, fundadora da LaPresse Comunicação, head da Condo.news, palestrante e professora.
Em seguida, Mauro Wainstock, colunista da Exame, sócio fundador da consultoria HUB 40+, diretor da Associação Brasileira dos Profissionais de Recursos Humanos, além de mentor de executivos, conselheiro da ACRJ e consultor de empresas, foi o mediador do tema “Como Pedir Ajuda – A Porta Está Escancarada!” e contou com a participação de Lícia Mattesco, superintendente da Pessoa Idosa pela Secretaria de Estado Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável, e Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – Cedepi, e Elena Martinis, diretora Executiva da Incubadora de Negócios Inovadores & Impacto Socioambiental.
Encerrando o encontro, Juliana Lima, analista do Sebrae Rio, falou sobre o Programa Economia Prateada e apresentou dois empreendedores que participaram da iniciativa para representar os empreendedores certificados. São eles, Carli Storino, da empresa CS Conecta, e João Ansberto, da Mel Mania.
O público 50+ representa hoje 28% da população brasileira, o que equivale a cerca de 56 milhões de pessoas, segundo o Censo 2022. Este grupo movimenta R$ 2 trilhões por ano e a tendência é de crescimento, de acordo com dados do Sebrae Rio.
Após o evento, os empreendedores e convidados participaram de um almoço de confraternização.