Notícias

Delegação de empresários de Xangai se reúne na ACRJ

Uma delegação de 11 empresários chineses, membros da Associação de Comércio de Xangai, liderada pelo presidente da instituição, Nie Jianming, participou de uma reunião, dia 21/11, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Os empresários foram recebidos pelo presidente da ACRJ, Josier Vilar, e integrantes da diretoria e dos Conselhos Empresariais da Casa de Mauá que fizeram uma apresentação sobre suas áreas de atuação para os empresários chineses.

Ao dar as boas-vindas aos visitantes, o presidente Josier Vilar destacou as oportunidades de negócios entre empresários do Rio de Janeiro e de Xangai em diversas áreas e focou especialmente na questão do acesso da população aos vários serviços.

“Acesso é a palavra-chave que norteia as nossas atividades. Então, tudo o que vamos discutir com os representantes de Xangai, eu gostaria que tivesse esse propósito. Se vamos discutir habitação, educação, saúde, é muito importante abordar como garantir o acesso da população a esses e outros serviços de forma equânime”, ressaltou.
E acrescentou: “o que desejamos é que todas as pessoas, seja no Brasil ou na China, possam ter acesso a uma energia renovável, a uma habitação digna, a um transporte adequado, à segurança de qualidade, que garanta a todos nós a vida, a liberdade e a prosperidade. Esse é o nosso propósito na Associação Comercial do Rio de Janeiro”, afirmou.

O objetivo do encontro da comitiva chinesa foi conhecer as oportunidades de negócios para empresas chinesas no Brasil. Já visitaram São Paulo e agora estão se reunindo com associações e empresários do Rio. A Associação de Comércio de Xangai foi fundada há oito anos e possui mais de 700 empresas associadas que atuam em áreas como imobiliária, arquitetura, engenharia, energia, financeira, tecnologia, saúde, moda e outras. “Um dos nossos motivos para esta viagem foi conhecer melhor o Brasil. E, através deste encontro, temos uma ideia sobre onde podemos investir”, disse o presidente Nie Jianming.

Josier Vilar acrescentou que a indústria da inovação, entre outras, é uma grande oportunidade de parceria entre os empresários de Xangai e do Rio de Janeiro. “É pela indústria da inovação que nós conseguiremos suportar todos os demais segmentos. Na área da saúde, especificamente, como garantir uma só saúde para o mundo inteiro? One world, one health, ou seja, ter uma saúde que seja igualitária do ponto de vista do acesso para toda a população mundial. Este é um desafio global para todos nós”, afirmou.

Participaram da reunião o presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho; a diretora Aspásia Camargo; os presidentes dos Conselhos de Energia e Transição Energética, Gabriel Kropsch; do Esporte, Lazer e Desenvolvimento Social, Fabiana Bentes; e do Varejo, Juedir Teixeira; o membro do Conselho Diretor e presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian; o diretor do Sebrae, Sérgio Malta; e o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro-CAU/RJ, Sydnei Menezes.

Josier Vilar e Nie Jianming trocaram presentes