A presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Michelle Fernandes, representou a ACRJ, dia 11 de novembro, na reunião de inauguração do escritório do Shandong Port Group (SPG) no Brasil, o primeiro da América do Sul. Situado na costa leste da China, com sede em Qingdao, província de Shandong e no curso inferior do Rio Amarelo, o Porto foi estabelecido pela fusão de sete grandes cidades portuárias, local de nascimento do antigo filósofo chinês Confúcio.
Durante o evento foi destacado o momento especial pelo qual passa o Rio de Janeiro, que recebe a reunião de Cúpula do G20 e comemora os 50 anos das Relações Diplomáticas China Brasil, e a importância da entrada em operação do escritório regional em território brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro.
“É com grande honra que, ao lado do Chairman Sr. Huo Gaoyuan do Shandong Port Group, represento a ACRJ, como presidente do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior, na abertura do primeiro escritório do grupo no Brasil e na América do Sul, marcando o início de uma nova etapa para esse importante porto chinês em território brasileiro”, disse Michelle Fernandes durante a cerimônia.
O SPG possui quatro grupos portuários (os portos de Qingdao, de Rizhao, de Yantai e de Bohaiwan) e 12 segmentos de negócios (holding de investimento, engenharia portuária, logística, transporte marítimo, cultura de cruzeiro e turismo, fabricação de equipamentos, comércio, logística, ciência e tecnologia, exterior desenvolvimento, educação profissional, medicina e saúde e desenvolvimento de serviços). Tem agora uma força de trabalho de mais de 60 mil funcionários e os seus ativos totais atingem mais de 260 mil milhões de yuans (35,97 mil milhões de dólares).
Em 2023, a movimentação de carga do SPG ultrapassou 1,7 bilhão de toneladas métricas e seu volume de contêineres ultrapassou 40 milhões de TEUs, ocupando o primeiro e o segundo lugar no mundo, respectivamente.