O Conselho Superior da ACRJ recebeu nesta 2ª feira, 28/10, o Procurador Marcelo Lopes, presidente da Comissão Especial da ZPE do Açu. Ele detalhou o projeto da Zona de Processamento de Exportação do Açu, área destinada a atividades de exportação, e sua importância para o desenvolvimento econômico fluminense. A ZPE está localizada em um distrito industrial no município de São João da Barra, a 10 km do Porto do Açu.
A ZPE do Açu estimula a competitividade através de diversos incentivos fiscais, conforme explicou o Procurador. São benefícios logísticos, facilitando o escoamento de produtos pelo Porto, e tributários, como a isenção de impostos federais, entre eles, PIS, Cofins, IPI, além do ICMS, sempre com o objetivo de atrair investimentos.
Além disso, de acordo com ele, as empresas instaladas na ZPE estão dispensadas de licenças e autorizações de órgãos federais, desde que não sejam associadas a controles sanitários, segurança nacional ou a proteção do meio ambiente.
Para outras informações acessar o portal www.codin.rj.gov.br .
Na primeira parte do encontro, o presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho, coordenou a reunião ordinária do Conselho, e entregou o diploma ao Benemérito Sávio Luís Ferreira Neves Filho, eleito este ano.
Os conselheiros também aprovaram por unanimidade a escolha do empresário Thomas Klien como novo Benemérito. Ele é Associado à ACRJ desde 1990 pela empresa Multiterminais Alfandegados do Brasil Ltda, diretor e conselheiro da ACRJ pelos períodos consecutivos de 2017 a 2023 e ocupará a vaga deixada pelo Benemérito Germano Hugo Gerdau Johannpeter.
Encerrando a reunião o presidente da ACRJ, Josier Vilar, fez um breve relato sobre o início da primeira fase das obras de restauração do edifício-sede da Associação Comercial e adiantou que a ACRJ está preparando, em conjunto com a Firjan, Fetranscarga, OAB/RJ e Fecomércio, uma carta com o manifesto das entidades sobre a situação de segurança no Rio de Janeiro a ser enviada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.