Conselhos Empresariais

Conselho da Mulher divulga Plano de Trabalho para 2025 e debate empoderamento feminino

O Conselho Empresarial da Mulher da ACRJ se reuniu nesta 3ª feira, 22/10, para a apresentação do Plano de Trabalho e do Calendário de Reuniões e Eventos para 2025. A presidente do Conselho, Michelle Novaes, destacou a importância do trabalho de empoderamento feminino que o Conselho vem realizando por meio de iniciativas colaborativas.

Durante sua fala, Michelle reforçou a relevância do envolvimento ativo das conselheiras nas ações do Conselho, ressaltando que a realização de eventos, o fortalecimento da rede de contatos e a atração de novas associadas são fundamentais para gerar oportunidades de negócios e consolidar o papel do Conselho como um motor de desenvolvimento empresarial feminino.

“Precisamos da dedicação de cada uma para que possamos não apenas organizar eventos de alto impacto, mas também ajudar a Casa a atrair novas associadas e gerar negócios relevantes para as mulheres empreendedoras e executivas”, afirmou Michelle. Ela destacou ainda que o trabalho coletivo é a chave para ampliar a representatividade feminina no ambiente empresarial.

Para abrir o encontro, Michelle convidou o artista, palhaço e palestrante Márcio Libar, co-fundador da Libarte Produções e criador da Pedagogia da Vulnerabilidade. Márcio também atua como diretor, autor e ator, desenvolvendo treinamentos em mais de 100 empresas e formando mais de 10 mil pessoas. Durante sua palestra, ele explorou sua metodologia de alta performance, enfatizando a importância da vulnerabilização, empatia e aceitação das imperfeições como elementos essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional. Seu método propõe um ambiente de aprendizado que abraça os erros como oportunidades de crescimento, promovendo uma liderança mais autêntica e conectada.

O presidente da ACRJ, Josier Vilar, também presente ao encontro, ressaltou que seu propósito na ACRJ é discutir o acesso, uma palavra-chave que norteia seu trabalho na Associação Comercial. “E como garantir o acesso das pessoas a tudo que precisamos no ambiente empresarial? Como assegurar o acesso dos empresários aos recursos que desejam para o crescimento de seus negócios? Talvez, por meio da economia colaborativa, como este Conselho atua, possamos desenvolver melhores executivos, gestores, empreendedores e empresários do que tínhamos no passado”, afirmou. Ele convidou as conselheiras a participarem dos demais Conselhos Empresariais da Casa de Mauá.

Plano de Trabalho para 2025

No Plano de Trabalho do Conselho, Michelle Novaes destacou os principais objetivos, que incluem a interação com os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, especialmente o Objetivo 5, voltado para a promoção da igualdade de gênero e do empoderamento feminino no ambiente empresarial. O alinhamento com os princípios WEP (Princípios de Empoderamento das Mulheres) e com iniciativas locais, como “Mulheres Mais” e “Elas Lideram”, visa gerar oportunidades de negócios e networking, fortalecendo o desenvolvimento empresarial e o empoderamento econômico das mulheres.

O Calendário de Eventos para 2025 inclui sete iniciativas a serem realizadas pelo Conselho da Mulher, em parceria com outros Conselhos da ACRJ e diversas instituições. O primeiro evento será a Missão Internacional para Angola, intitulada: “Fortalecendo laços e criando oportunidades: de mulheres para mulheres”, no final de janeiro. A expectativa é formar uma delegação da ACRJ com sete membros para promover uma troca de experiências e identificação de oportunidades de negócios entre empresárias angolanas e brasileiras.

Os próximos eventos incluem: “Empoderamento Feminino e ODS 5: caminhos para a igualdade”, em março; “Empoderamento Feminino no Mercado Imobiliário: desafios e oportunidades”, em abril; “Microempreendedorismo Feminino: inovação e crescimento no estado do Rio de Janeiro”, em junho; “Empoderamento Feminino no Setor Jurídico: desafios e perspectivas”, em agosto; “Empoderamento Feminino nas Comunidades: replicando o modelo de impacto social da Gastromotiva”, em parceria com o Conselho de Comunidades, Novos Negócios e Economia Solidária da ACRJ, em outubro; e, em novembro, a entrega da medalha Bicentenário Visconde de Mauá para uma mulher de destaque em 2025.

Ao final da reunião, Michelle Novaes e Josier Vilar diplomaram quatro novas conselheiras: Anna Carolina Alvim Cardoso, Daniela Galvão da Silva Rêgo Abduche, Fernanda Oliveira, Paula Linhares Karam e Raissa Miranda Salgado Viegas. O evento contou com um almoço especial de confraternização entre as conselheiras preparado pela renomada chef Carlucia, proporcionando um encerramento de alto nível à reunião do Conselho da Mulher.

Marta Arakaki, Michelle Novaes, Márcio Libar e Josier Vilar

Fotos: Miguel Sá