Nesta terça-feira, 10, o Cristo Redentor, maior símbolo turístico do Brasil, foi iluminado de amarelo em alusão à Campanha Setembro Amarelo®, uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). A iluminação do Cristo é fruto de uma parceria das instituições com a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
O dia 10 de Setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em 2024, a campanha chega ao 11o ano consecutivo no Brasil e volta às origens com o lema “Se precisar, peça ajuda!”. A Associação Brasileira de Psiquiatria trabalha o ano inteiro para promover a conscientização, desestigmatizar as doenças mentais e fornecer os recursos necessários para ajudar aqueles que precisam com o objetivo de diminuir os casos de suicídio no país.O suicídio é uma questão de saúde pública grave que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que mais de 1 milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano em todo o mundo, incluindo os casos subnotificados. A ABP promove diversas ações neste mês, incluindo cartilhas informativas para a imprensa, para pais e responsáveis e também para a população em geral com orientações sobre como noticiar o suicídio de maneira responsável, como prevenir doenças mentais e como buscar apoio em momentos de crise. As cartilhas estão disponíveis gratuitamente para que todos tenham acesso a informações confiáveis.
Conheça a campanha aqui