O Conselho Empresarial de Esportes, Lazer e Desenvolvimento Social da ACRJ se reuniu, dia 29/8, para debater seu planejamento estratégico, que inclui, entre outros temas, o calendário de eventos e atividades e a legislação que afeta o setor.
O presidente da ACRJ, Josier Vilar, fez uma breve participação na reunião, destacando o direcionamento da ACRJ para as questões econômicas de cada Conselho. Neste sentido, solicitou que os conselheiros desenvolvam ações que tenham, preferencialmente, uma vertente econômica em prol do esporte e do desenvolvimento social.
Para o calendário de eventos foram sugeridas a realização de: seminário com parlamentares para debater ajustes de leis e nova legislação que afetam o esporte nas três esferas; congresso de Secretários Municipais de Esportes do Rio para abordar sobre os benefícios de sediar eventos esportivos e como utilizar as leis de incentivo e demais facilidades permitidas pela legislação; e uma Feira de Projetos Incentivados para facilitar a captação de recursos para projetos e aproximar instituições dos patrocinadores.
Outro ponto citado foi a questão da burocracia para a realização de eventos esportivos, bastante criticada por vários conselheiros que atuam no setor, assunto que já foi tema de reunião do Conselho em 2023. A reunião ainda foi marcada pela apresentação dos novos conselheiros Paulo Ganime, José Ronaldo Rocha e Marco Antonio La Porta (que será diplomado na próxima reunião, pois está em viagem).
A presidente do Conselho, Fabiana Bentes, o vice-presidente Hugo Mósca, e os conselheiros José Ronaldo, Rafael Lira e Vinicius Carvalho, fizeram um balanço sobre o encontro dos Conselhos Empresariais realizado dia 27 de agosto.A avaliação geral foi positiva com destaque para algumas questões a serem melhoradas, como a integração entre os Conselhos e uma maior efetividade nas propostas. Um documento com a consolidação de todas as propostas apresentadas será compartilhado em breve com todos os membros dos Conselhos Empresariais da ACRJ.