Parceria entre a ACRJ e a Startup Euvatar traz de volta uma das figuras mais emblemáticas do empreendedorismo brasileiro através da inteligência artificial 3D
O II Fórum Rio Empreendedor 2024, que ocorrerá na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), de 4 a 6 de setembro, terá uma atração especial nesta edição. Além dos debates, o evento fará uma homenagem especial ao empresário Irineu Evangelista de Sousa, conhecido como Barão de Mauá, o terceiro presidente da Associação.
No dia 6, a partir das 12h, será apresentado ao público o avatar interativo do Barão de Mauá, durante o Talk Show: Conversando com Mauá Sobre os Desafios da Industrialização Nacional, quando será “entrevistado” pelos integrantes do painel.
“No ano em que a Associação Comercial do Rio de Janeiro comemora 215 anos de existência, vamos reviver o Barão de Mauá, que foi o maior empresário do século 19, e ter a oportunidade, através da tecnologia e da inteligência artificial, de interagir com seu avatar. O avatar do Barão de Mauá não apenas revisitará sua vida e obra, mas vai nos proporcionar insights históricos aplicados ao empreendedorismo moderno”, destacou o presidente da ACRJ, Josier Vilar.
Irineu Evangelista, figura central no desenvolvimento industrial e econômico do Brasil no século 19 será revivido em três dimensões. A inteligência artificial incorporada ao avatar permite diálogos em tempo real, oferecendo uma nova perspectiva sobre sua visão e comentários a respeito do Brasil contemporâneo. A história não apenas será contada, mas também debatida, criando um formato que promete encantar e educar os visitantes.
“A tecnologia que utilizamos transforma a interação com figuras históricas. Não criamos apenas réplicas digitais; damos vida a elas com inteligência artificial, permitindo que participem ativamente das discussões atuais”, explica a CEO da Euvatar, Flávia Peres. A startup brasileira é a única empresa no mundo a trazer esse tipo de solução com registro LGPD, garantindo a proteção de dados, além de ser a primeira a desenvolver essa tecnologia de avatares interativos em toda a América.
Após o evento, a tecnologia estará disponível no hall de entrada da ACRJ, onde visitantes poderão interagir com o personagem. “Esse projeto não só homenageia um dos grandes empreendedores da história do Brasil, mas também marca um avanço significativo na forma como a tecnologia pode aprimorar nossa compreensão da história”, completou o presidente Josier Vilar.