A ACRJ e o Sebrae Rio promoveram, dia 29 de agosto, o evento “Conexão Prateada” voltado para o público 50 mais, que hoje é 28% da população brasileira, cerca de 56 milhões de pessoas, segundo o Censo 2022. Este grupo movimenta R$ 2 trilhões por ano, com uma forte tendência de crescimento pela perspectiva do aumento na expectativa de vida, de acordo com dados do Sebrae.
A iniciativa do evento, que faz parte do Projeto Economia Prateada do Sebrae Rio e promoveu uma sessão de negócios entre os participantes, foi do Conselho Empresarial do Ecossistema da Longevidade da ACRJ. Entre os objetivos do encontro, a geração de oportunidades de negócios para este segmento, que tem se tornado cada vez mais relevante no consumo e no empreendedorismo.
Na abertura do evento, o presidente da ACRJ, Josier Vilar, destacou a importância desta iniciativa em parceria com o Sebrae Rio para este público com mais de 50 anos, que está promovendo uma transformação importante nos negócios como empreendedores. Ele adiantou que a ACRJ vai criar, em breve, uma central de inteligência competitiva que ajudará os futuros empresários, e, muito particularmente, os seniores, a tomarem a decisão mais acertada ao planejar abrir um negócio.
“São empreendedores que precisam errar menos, porque o dinheiro é curto e nós não podemos errar nos nossos negócios quando começamos a empreender mais tardiamente. Esta central vai disponibilizar dados demográficos, socioeconômicos, antropológicos e de hábitos de consumo, por exemplo, para ajudar nas tomadas de decisão para a criação de um negócio”, explicou.
O diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sérgio Malta, falou sobre o compromisso do Sebrae Rio em apoiar todos empreendedores do Rio de Janeiro com informações e capacitação necessárias para impulsionar os negócios, “e não seria diferente com os empreendedores mais maduros”, disse. Ele também destacou a parceria com a ACRJ como fundamental para a realização deste evento. “Esta Casa, através do presidente Josier Vilar, tem realizado um trabalho muito rico de ideias e iniciativas. Gostaria de agradecer a todos vocês pela parceria, especialmente a todos os empreendedores que aceitaram o convite de participar desta sessão de negócios. Desejo uma manhã de sucesso a todos”, destacou.
Além da sessão de negócios promovida pelo Sebrae Rio, que contou com a presença de cerda de 140 empreendedores, o membro do Conselho de Longevidade da ACRJ, Fernando Postsch, fez a palestra “Mercado Prateado: oportunidades de ouro para empreendedores”.
Ao encerrar o evento, o presidente do Conselho, Carlos Molina, agradeceu a todos os empresários que participaram, destacando que a grande afluência tornou o encontro um sucesso, impulsionando a realização de outros eventos semelhantes. “A Associação Comercial é a vossa casa, a casa dos empresários do Rio de Janeiro. Serão bem-vindos a juntar-se a nós. Nossa atuação é por um Rio mais propício à realização de negócios e, no Conselho de Longevidade, por um Rio mais preparado para atender os anseios e desafios que afetam a população idosa”, completou. Agradeceu também as equipes da ACRJ e do Sebrae Rio que tornaram possível a realização do evento.
Fotos: Rossana Fraga/Sebrae Rio