O Conselho Superior da ACRJ se reuniu, dia 21 de agosto, sob a presidência do Benemérito Ruy Barreto Filho, e contou com a presença da vice-presidente do Conselho Superior, Benemérita Marta Arakaki; do diretor-secretário, Benemérito Marco Antonio Moreira Leite; presidente da ACRJ, Benemérito Josier Vilar.
Na pauta do encontro, a entrega de diploma ao Benemérito Sérgio Francisco Monteiro de Carvalho Guimarães, a eleição de novo Grande Benemérito, o empresário, educador, Associado e Benemérito, Joaquim de Arruda Falcão Neto, e de novo Benemérito, o empresário e Associado e diretor da ACRJ, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
Ruy Barreto Filho apresentou os indicados e destacou a grandiosidade de ter Joaquim Falcão na ACRJ, “cujo currículo traduz toda a sua importância no meio empresarial e jurídico, uma figura exponencial que orgulha ter a sua representatividade na Casa de Mauá”, ressaltou.
José Luiz Alquéres apresentou o empresário Eduardo Eugênio, que tem uma história de dedicação aos projetos da indústria nacional, especialmente para o empresariado do Rio de Janeiro. Enalteceu as suas qualidades e “a sintonia de aproximação entre as entidades empresariais do Rio, ACRJ, Firjan, Sebrae e todas numa união de esforços a favor da melhoria do ambiente de negócios, na busca de soluções para o crescimento econômico do Rio e do Brasil”, complementou. Os dois indicados foram aprovados por unanimidade pelos membros do Conselho Superior.
O presidente Josier Vilar fez um breve relato sobre atual situação econômica e financeira da ACRJ e os projetos futuros, como as parcerias já firmadas com instituições como a Associação Comercial de São Paulo, Sebrae Rio e a Jucerja, para implantação de serviços aos associados. Falou também sobre a aprovação do projeto incentivado para captação de recursos pela lei do ICMS, com aporte já finalizado pela empresa Light, e com início das obras para atender as exigências do Corpo de Bombeiros. Ele reforçou a necessidade do apoio de todos para que a ACRJ seja elo de transformação para o ecossistema empresarial da cidade e do estado, fazendo do Rio um lugar atrativo para viver, trabalhar, empreender, investir e visitar. E finalizou falando da sua alegria por ser presidente da ACRJ, agradecendo o apoio que tem recebido. Reiterou o convite para estarem presentes ao 2º Fórum Rio Empreendedor, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de setembro.
Encerrando a reunião, a presidente do CBMA (Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem), Mariana Freitas de Souza fez uma apresentação dos projetos em andamento do Centro, se colocando à disposição para firmar parcerias, convidando todos a visitar o CBMA, que funciona no prédio da ACRJ, no 8º andar, oportunidade em que poderão conhecer os espaços e o dia a dia do trabalho desenvolvido na entidade, que tem a ACRJ como fundadora.