O presidente do Conselho Empresarial de Energia e Transição Energética da ACRJ, Gabriel Kropsch, representou a Associação Comercial no painel “Ciência e Inovação na Era da Sustentabilidade” no evento Rio Innovation Week, no dia 15/8, ao lado de Mariana Bottino, do Parque Tecnológico de Maricá, e Luiz Mandarino, do Energy Hub e Sai do Papel. Na pauta do debate, as inovações tecnológicas que estão moldando um futuro mais sustentável, especialmente nas áreas de energia, gestão de recursos e redução de impacto ambiental, e os desafios enfrentados pela ciência na busca por soluções tecnológicas sustentáveis.
“Falamos sobre o papel crucial de tecnologias emergentes e novos modelos de negócio na criação de soluções que enfrentam desafios como poluição, ineficiência e desperdício de recursos. Abordamos também como a integração das cadeias de valor amplia o escopo dessas inovações, permitindo que setores industriais diversos adotem práticas mais sustentáveis”, disse o presidente do Conselho.
Segundo ele, ainda abordaram o biometano como uma das inovações mais promissoras, capaz de transformar resíduos orgânicos em energia limpa, sendo a única fonte com pegada de carbono negativa. “São mais de 800 milhões de toneladas de resíduos orgânicos gerados anualmente, o que equivale a 180 mil caminhões por dia, representando um enorme potencial de produção sustentável a partir de RSU, esgoto e resíduos agropecuários”.
“Esses debates reforçam a importância da inovação contínua e da colaboração para impulsionar um futuro mais verde e sustentável, que é um dos objetivos da ACRJ, através do nosso Conselho de Energia e Transição Energética”, finalizou.