O Conselho Empresarial da Mulher da ACRJ promoveu um debate nesta 4ª feira (14/8) sobre “O protagonismo feminino: no mundo corporativo e sob a perspectiva da arte” e recebeu como convidados o diretor de Cinema e Teatro, Moacyr Goes, e as conselheiras independentes Eliane Lustosa e Ana Marta Horta Veloso. A conselheira do Conselho da Mulher, Paula Magalhães, foi a moderadora do evento, que contou ainda com a presença do presidente da ACRJ, Josier Vilar.
Entre tantos assuntos abordados no encontro, destaque para a inovação e tecnologia impactando a liderança feminina nas organizações, as relações de hierarquia, as competências do mundo do trabalho hoje e como a arte pode colaborar com os processos corporativos.
Moacyr Goes falou sobre personagens femininas fortes e marcantes como Antígona, de Sófocles, Ofélia, de Shakespeare, e Geni, de Nelson Rodrigues, mostrando características muito pessoais de cada uma delas e fazendo um paralelo com situações do nosso cotidiano.
Em relação à liderança, ele acredita que não precisa estar relacionada ao poder. “Liderança pra mim está ligada à questão da competência, do dom e a consequência disso não está ligada ao exercício arbitrário do poder ou o poder pelo poder. Então acredito que o mundo do trabalho e o mundo das relações se qualificam na medida que a gente reconhece o outro”, ressaltou.
As conselheiras independentes Eliana e Ana Marta trouxeram alguns cases de suas experiências em grandes corporações, abordando as relações de trabalho no mundo corporativo, assim como suas próprias vivências profissionais. Elas ainda comentaram sobre os desafios que as mulheres precisam enfrentar hoje em dia, sem perder sua identidade e essência.
Paula Magalhães também ressaltou a importância da criatividade, da introdução da inteligência artificial, atuando fortemente no mundo do trabalho, e do papel da mulher neste processo de mudança no mundo corporativo.